Casa de Mediação
NOTÍCIAS

01.03.18   

II Congresso Internacional de Mediação da OAB/RS: mediação é realidade ou utopia?

01-03 - congresso mediação - Post.png

A mediação surge como uma alternativa para alcançar a solução de conflitos, de maneira extrajudicial, e por meio de um convite à reflexão e negociação. Agora, a mediação é realidade ou uma utopia? É justamente para encontrar respostas ou levantar novas questões sobre o tema que a OAB/RS promove o II Congresso Internacional de Mediação nos dias 11 e 12 de junho.O evento, que ocorre na seccional gaúcha, vai trazer profissionais de diversos países para os debates, entre eles Estados Unidos, França, Argentina e Espanha. 

O congresso reunirá algumas das principais autoridades mundiais que tratam de assuntos em suas mais variadas especificidades. Serão debates, oficinas (com dinâmicas de grupo e práticas simuladas dos meios de resolução de conflitos), mesas redondas e momentos para apresentação de artigos científicos.

Na programação, entre os temas abordados estão: Mediação no ensino jurídico; Mesa redonda: Visão da mediação no direito do trabalho; Mesa redonda: Administração Pública e a Mediação; Justiça restaurativa, Mediação no Contexto Jurídico e, ainda, o lançamento do livro Mediação: uma solução judiciosa para conflitos.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, diz que a mediação é fundamental e inovadora para a soluções de conflitos, registrando que a mediação e arbitragem são instrumentos que vêm crescendo nos últimos anos: “A Ordem tem um compromisso indispensável com a defesa do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e da cidadania. É pela Casa de Mediação que a Ordem demonstra, de forma plena, esse compromisso com a cidadania”, frisou.

O presidente da Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR), Ricardo Dornelles, explica que, neste ano, o evento pretende inaugurar uma dinâmica de interlocução em escala internacional e nacional, esclarecendo pontos relevantes e vantajosos na sua utilização. “Durante o encontro, queremos promover a conscientização sobre as vantagens em utilizar a Mediação na resolução de seus conflitos internos e externos, além de reunir e promover intercâmbio entre especialistas reconhecidos”, fala.

Saiba mais

Mediação é especialidade da OAB/RS: foi pioneira no tema ao lançar a Casa de Mediação em 2011


A OAB/RS atua com essa prática desde 2007, quando criou a Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR) e, logo depois, com a inauguração da Casa de Mediação da OAB/RS, em 16 de março de 2011, iniciativas pioneiras no País. Essa Casa tem natureza social, visa a ampliar o acesso à Justiça da população em situação de vulnerabilidade social e econômica, bem como a fomentar as práticas complementares de resolução de conflitos, com ênfase na Mediação.

O foco principal é o de preparar os advogados para uma visão mais humanista da forma de lidar com os conflitos dentro de seus escritórios, de maneira que não seja necessário judicialização. Também, no local, são oferecidos cursos para capacitação e qualificação de mediadores.
Os atendimentos de mediação são feitos pessoalmente, somente por hora marcada, conforme disponibilidade do mediador e das partes. A casa atende advogados e/ou a população com renda de até três salários mínimos. O advogado pode vir assessorar seu cliente também, mesmo sendo causa extrajudicial, o que é de grande importância para a mediação.

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - Casa de Mediação
Rua Manoelito de Ornellas, 55, 2º andar, Porto Alegre - Centro - CEP 90110-230 - Porto Alegre - RS
Mais informações pelo telefone (51) 3287.1800 ou pelo e-mail casademediacao@oabrs.org.br
© Copyright 2018 OAB/RS - Casa de Mediação    |    Desenvolvido por Desize