Casa de Mediação
NOTÍCIAS

24.08.17   

OAB/RS debate papel da Mediação no Judiciário

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

A OAB/RS, por meio da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas, realizou o evento “Mediação no Judiciário”. Durante o encontro, foram debatidos: a importância da mediação e o seu funcionamento; como lidar com o tema; a preparação dos advogados e o sistema processual jurídico. A iniciativa ocorreu no auditório da ESA/RS, no prédio da seccional gaúcha (Rua Washington Luiz, 1110), na tarde desta quarta-feira (23).

O presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS e coordenador da Casa de Mediação da Ordem gaúcha, Ricardo Cesar Correa Pires Dornelles, destacou o trabalho realizado pela Comissão: “Nosso objetivo é sempre trazer temas atuais para os advogados e, hoje, a nossa Comissão irá abordar o tema de mediação no judiciário. A partir dele, este espaço tem o objetivo de nos fazer pensar e refletir o que está ocorrendo com esse tema”, disse. A membro da Comissão, Maria Inês Alves de Campos, comentou sobre a importância da mediação para a advocacia: “A mediação pode ser um instrumento muito rico para a utilização dos advogados. Qualquer profissional está sujeito a isso, tem que saber lidar e, em muitos casos, ela pode agilizar o processo”, falou.

A também membro da Comissão, Nádia Ahmad Omar Ali, chamou a atenção para a forma como o advogado é preparado nas faculdades para a hora de atender um cliente: “Quando nós estamos na faculdade, nós aprendemos a raciocinar de forma lógica, que focalize e planeje uma ação, e como nós poderemos ter êxito na ação. E, por causa disso, em muitos casos, nós ouvimos o que interessa para o processo e não ouvimos aquilo que interessa à pessoa”, comentou. Ela também comparou o sistema processual jurídico com o sistema de mediação: “No primeiro, nós iniciamos com uma dialética, em que temos a tese e a antítese. Obrigatoriamente, temos todo um esforço concentrado para vencer a ação, é nesse momento, em que já podemos observar, que teremos um vencedor e um perdedor. Outro ponto para refletirmos é a busca da prova. Nós vamos atrás dela como se fosse o nosso troféu e a garantia de sucesso do processo. Quando analisamos a mediação, temos a escuta ativa, que é fazer com que cada lado possa ser ouvido. Essa oportunidade precisa ser muito valorizada, porque ninguém consegue sentir-se dignamente respeitado sem ser escutado. Ela precisa estar presente na formação dos advogados para que ele esteja preparado e aberto à mediação”, chamou a atenção.

A membro da Comissão, Clarisse Barcellos Lima, apontou um fato importante que consta no Código de Ética: “No artigo 2º, fala que é nosso dever estimular, em qualquer tempo, a conciliação e a mediação entre os litigantes, prevenindo, sempre que possível, a instalação de litígios”, disse.

Mês do Advogado

Capacitações, cursos, debates, eventos e homenagens são algumas das diversas opções da programação do Mês do Advogado, que ocorre no mês de agosto na seccional e nas 106 subseções da OAB/RS. O Mês do Advogado é promovido pela Ordem gaúcha em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), a Escola Superior de Advocacia (ESA) e as diversas Comissões da OAB/RS.

Para participar, inscrições aqui

* Será fornecido certificado de todas as palestras, conforme carga horária.

Redes Sociais

 

Acompanhe a cobertura da programação do Mês Advogado também pelas nossas redes sociais.

Participe, tire as suas fotos e compartilhe no Instagram, Twitter e Facebook com as hashtags #mêsdoadvogado e #oabrs85anos.

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - Casa de Mediação
Rua dos Andradas, nº 1261 – 9º andar - Centro - CEP 90020-009 - Porto Alegre - RS
Mais informações pelo telefone (51) 3232-5771 ou pelo e-mail casademediacao@oabrs.org.br
© Copyright 2017 OAB/RS - Casa de Mediação    |    Desenvolvido por Desize