CDAP

COMISSÃO DE DEFESA, ASSISTÊNCIA E PRERROGATIVAS DOS ADVOGADOS

NOTÍCIAS

07.11.17   

Integrantes da Caravana Nacional das Prerrogativas da OAB se reúnem com o presidente do TJRS

Foto: Maikio Guimarães - OAB/RS

Foto: Maikio Guimarães - OAB/RS

Foto: Maikio Guimarães - OAB/RS

Foto: Maikio Guimarães - OAB/RS

Foto: Maikio Guimarães - OAB/RS

Foto: Maikio Guimarães - OAB/RS

Os representantes da Caravana Nacional das Prerrogativas visitaram, nesta terça-feira (7), o presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini. Participaram da reunião o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier; o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas da OAB, Jarbas Vasconcelos do Carmo; o procurador Nacional de Defesa das Prerrogativas da OAB, Charles Dias; e o presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/RS, Eduardo Zaffari. A caravana tem como objetivo percorrer todo o Brasil para defender e fiscalizar as condições do exercício profissional de advogados e advogadas.

Durante o encontro, Breier enalteceu a boa convivência entre a direção da Ordem e a presidência do Tribunal. “A OAB do Rio Grande do Sul tem com o Tribunal de Justiça uma relação ímpar. Sempre procuramos o diálogo franco e aberto para tentar minimizar os problemas”, ressaltou.

O presidente da Ordem gaúcha elogiou a direção do TJRS por compreender as dificuldades enfrentadas pela advocacia no uso do processo eletrônico. “O sistema e-Themis não funcionava. Tivemos uma audiência pública na OAB, que foi fundamental para resolver esta demanda. Quero agradecer ao presidente Difini pela coragem que o Tribunal teve de concordar com a utilização do sistema e-Proc”, ponderou.

Difini confirmou que a substituição do e-Themis pelo e-Proc será realizada nos próximos meses. “Nós queremos ter a parceria da Ordem na continuidade deste processo”, resumiu o presidente do TJRS.

Durante o encontro, os membros da Ordem relataram as dificuldades enfrentadas pela advocacia em todo o território gaúcho. Uma das situações apresentadas foi a dificuldade no contato com alguns juízes. “Nós estamos recebendo algumas reclamações de advogados que tentam ter acesso aos magistrados e simplesmente não conseguem”, relatou Zaffari.

O presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas sintetizou as dificuldades enfrentadas pela advocacia de uma maneira poética. “Um homem não pode caminhar com espinhos nos seus pés. Às vezes, os advogados têm muitos espinhos nos pés para caminhar. Isso prejudica muito o funcionamento da Justiça”, refletiu Carmo. Difini informou que todos os problemas relatados serão analisados internamente. Em seguida, os integrantes da caravana foram recebidos pelo 1º vice-presidente do TJRS, Carlos Eduardo Duro.

Também participaram das reuniões os membros da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia Juliana Marques Modesto Leahy e André Gonçalves; a integrante da Comissão e Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/RS, Nara Piccinini; e conselheiros seccionais.

Desagravo e audiência pública

Na manhã desta terça-feira, no auditório da Ordem Gaúcha, foi promovida uma Audiência Pública em Defesa das Prerrogativas. Em seguida, foi realizado um ato de Desagravo Público em frente ao Foro Central de Porto Alegre. A mobilização foi em solidariedade ao advogado Ranieri Ferreira das Neves, que foi agredido pelo promotor Eugênio Paes Amorim. Na segunda-feira (6), a caravana passou por Pelotas, Rio Grande, Chuí e Santa Vitória do Palmar.

Caravana das Prerrogativas

A Caravana é uma iniciativa do Conselho Federal da OAB em parceria com as seccionais, que percorre o país realizando reuniões, audiências, visitas, inspeções e palestras, com o intuito de preservar a dignidade profissional dos advogados, garantindo a inviolabilidade dos escritórios, o sigilo das comunicações, a valorização da advocacia e a garantia de honorários justos.

Já são 18 seccionais contempladas, outras dezenas de Subseções visitadas, centenas de profissionais ouvidos e milhares de advogadas e advogados cada vez mais próximos da OAB. A Caravana Nacional das Prerrogativas – que até o fim de 2017 percorrerá as 27 Seccionais da Ordem – tem, como expoente de seu saldo positivo, o reconhecimento da advocacia brasileira.

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - CDAP
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2017 OAB/RS - CDAP    |    Desenvolvido por Desize