Confira o artigo do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, na edição desta quarta-feira (08), no jornal Zero Hora: Vote Consciente


08.08.18

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, teve artigo publicado na edição desta quarta-feira (08), no Jornal Zero Hora. Na publicação, Breier destaca a campanha da seccional gaúcha "Vote Consciente, que será lançada na noite de hoje, às 20h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Confira a publicação na integra: 

Vote Consciente - Presidente da OAB/RS - Ricardo Breier 

Entre tantas definições que o dicionário apresenta para o verbo transitivo "votar", estão "aprovar por meio de votos; manifestar o que se sente ou pensa". Também no dicionário, o adjetivo "consciente" traz algumas definições, entre elas, "que sabe o que faz; lúcido; responsável".

Vote Consciente é a campanha idealizada pela OAB e que terá lançamento nacional hoje, no Theatro São Pedro, numa iniciativa da diretoria da OAB/RS, das 106 subseções, 62 comissões e diversas entidades da sociedade civil. Incansável defensora dos direitos do cidadão e da valorização da democracia, a nossa entidade acredita na capacidade de o país eleger melhores representantes.

É por isso que a soma de Vote + Consciente é uma fórmula que pode fazer a diferença. No dia 7 de outubro, compareça às urnas. Não permita que outras pessoas escolham por você seus representantes. Existem, sim, bons nomes na política. Mas eles precisam ser reconhecidos pela sociedade. O amadurecimento da nossa jovem democracia passa pelo voto.

Além de se dirigir às sessões eleitorais, esteja consciente da sua responsabilidade. Saiba o que está fazendo quando digitar o número de um candidato; tenha lucidez para eleger políticos competentes e que vão priorizar a população.

Assusta saber que a renovação das vagas para deputados e senadores não deve passar de 15%. A repetição de nomes significa mesmas atitudes - e já sabemos que isso não beneficia o cidadão nem o país. Não podemos agonizar por mais quatro anos.

O mote da nossa campanha é o de planejar o voto. Quando vamos pedir uma telentrega de pizza, pesquisamos preços, comparamos variedades, visitamos sites com cotações, consultamos amigos pelo WhatsApp. Fazemos planejamento para encomendar uma refeição. Por que não adotamos essa postura na hora de planejar o voto?

Somos uma nação com enorme potencial, vocação empreendedora e gente honesta. Precisamos aperfeiçoar o exercício de indicar bons políticos. A OAB/RS criou uma rede de parceiros com a valiosa participação da imprensa, e a mudança começa na urna. Visite o site criado para a campanha: www.voteconsciente.org.br

A hora está chegando. Pesquise. Compare. Vote Consciente.