Reinaugurada sede campestre da OAB/RS


27.08.09

Com a reabertura, advocacia gaúcha volta a ganhar espaço de lazer e confraternização.

A OAB/RS e Caixa de Assistência dos Advogados reinauguraram, nesta quarta-feira (26), a sede campestre de Ipanema, localizada na Avenida Coronel Marcos, 2179, na zona sul de Porto Alegre.

O imóvel, que ficou fechado por aproximadamente cinco anos, sofreu neste período todo tipo de avarias, seja pela falta de manutenção, ou pelo vandalismo, chegando até mesmo a ser incendiado. Sob a administração da CAA/RS, foi realizada uma completa reconstrução do prédio e da estrutura externa. As obras foram feitas com recursos do FIDA (Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados), portanto sem ônus financeiro para a OAB/RS.

“Parabenizo a Caixa de Assistência e a OAB/RS pela reinauguração deste espaço de congraçamento, entregue aos advogados do Rio Grande do Sul”, ressaltou o vice-presidente do CFOAB, Wladimir Rossi Lourenço, também presidente do FIDA. “O fundo foi concebido para investimentos nas Caixas de todo o país, e tem atendido a todas de forma equânime”, completou.

O presidente da CAA/RS, ao fazer a abertura oficial, ressaltou que “uma das grandes bandeiras desta gestão da Caixa e da Ordem gaúcha é o respeito e o resgate ao passado”. E lembrou também que “a Caixa nada mais é do que o braço solidário da Ordem. Enquanto a Ordem cuida das prerrogativas da advocacia e também da cidadania, a Caixa cuida dos advogados, especialmente de sua saúde. Esta sede campestre também é um lugar de cuidar da saúde, é onde o advogado pode se recuperar do estresse do dia-a-dia da profissão”.

“Realizamos hoje mais um sonho, assim como realizamos um sonho com a inauguração da sede própria da OAB/RS – onde, desde a semana passada, está também a Caixa de Assistência – e igualmente com as inaugurações das subseções no interior”, salientou o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia.

A sede campestre possui cancha de bocha; quadra poliesportiva para futebol, basquete e vôlei; duas piscinas, sendo uma para adultos e outra para crianças; vestiários masculino e feminino; cinco quiosques com churrasqueiras; dois salões de festas e eventos para locação; parque infantil e estacionamento.

O salão de festas do prédio da frente leva o nome do advogado Paulo Kreitchmann, ex-presidente da CAA/RS. Durante a reinauguração da sede e do salão, estavam presentes a viúva e os filhos de Kreitchmann.

O andar de cima do prédio da frente abriga uma exposição de fotos, que mostra o “antes” e o “depois” da sede.

Durante o evento de reinauguração, o coral da CAA/RS apresentou os hinos nacional e  rio-grandense e também canções populares aos presentes.

Presenças

Estavam presentes o secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Rogério Favretto; o secretário estadual da Transparência e da Probidade Administrativa, Francisco de Assis Cardoso Luçardo (representando a governadora, Yeda Crusius); o secretário municipal de Planejamento, Márcio Bins Ely; a secretária-geral da OAB, Cléa Carpi da Rocha; o presidente da CAA/MT, João Vicente Scaravelli; o conselheiro federal Luiz Carlos Levenzon; e o desembargador do TJRS pelo Quinto Constitucional Gelson Stocker.

Pela CAA/RS, estavam o secretário-geral, Daniel Mello Barreto; o secretário-geral adjunto, André Luis Sonntag; a tesoureira, Letícia Caiaffo; e o ex-presidente Ederon Amaro Soares da Silva; além de delegados de subseções do interior.

Pela OAB/RS, o vice-presidente, Jorge Estevão Maciel; a secretária-geral adjunta, Maria Helena Camargo Dornelles; o tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; os ex-presidentes e membros natos Fernando Krieg da Fonseca e Luis Felipe Lima de Magalhães; o presidente da subseção de Santo Antônio da Patrulha, Oscar Medeiros Ramos; o presidente do TED, Sérgio Leal Martinez; o diretor de comunicação e informática da ESA, Eduardo Lemos Barbosa; além de conselheiros seccionais, presidentes e membros de comissões.