Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

11.09.18  |  10h26   

DEU NA MÍDIA: Site da campanha Vote Consciente traz dicas sobre candidatos

Prancheta 1.png

Reunir em um único portal importantes e variadas informações sobre as eleições de 2018, em especial sobre os candidatos e a importância do voto. Com esse propósito, o site da campanha Vote Consciente foi estruturado e já está no ar para consultas.

O site está conectado com outros portais e ferramentas de pesquisa. Por exemplo, é possível saber todos os candidatos a deputado federal e deputado estadual, a partir das informações disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Com isso, fornecemos a informação oficial e precisa. Até porque um dos objetivos da nossa campanha é o enfrentamento de Fake News. Disponibilizamos os canais oficiais”, reforça o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.

Campanha foi lançada no dia 8

A campanha Vote Consciente da OAB/RS foi lançada nacionalmente, no dia 8 de agosto, em Porto Alegre. Em âmbito regional e nacional, tem por objetivo promover a conscientização dos eleitores sobre a importância do voto, bem como subsidiá-los de informações para que possam fazer uma escolha segura nas urnas no próximo pleito.

Chamar o eleitorado a participar de forma efetiva do processo eleitoral é a principal contribuição da campanha à sociedade, na opinião da conselheira seccional da OAB/RS, Fabiana Barth. Ela está à frente da iniciativa com o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, e o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Paulo Moreira Cardoso de Oliveira.

“O desafio é atingir a população mais carente de informação. Estamos buscando esse caminho também agregando à campanha as mais variadas lideranças comunitárias e utilizando uma linguagem mais abrangente em nossa comunicação”, diz Fabiana. Ela avalia que a campanha tem sido muito bem recebida pela cidadania e pelos veículos multiplicadores. A OAB/RS conquistou parcerias muito relevantes, seja para a primeira divulgação dos vídeos, que rodaram em primeira mão em veículos de imprensa de grande circulação, seja na continuidade da campanha, apresentada inclusive nos grandes estádios de Porto Alegre nos intervalos dos jogos de futebol e nas mais diversas redes sociais.

Aplicativo recebe denúncias de Caixa 2

Estão previstas também ações para combater o compartilhamento de fake news pelos advogados gaúchos, a desmitificação do voto nulo e branco, além de proporcionar subsídios para que o eleitor planeje seu voto. “O maior protesto da cidadania a toda essa crise de representatividade que vivenciamos é participar ativamente da política e não silenciar. Se aqueles que querem a mudança e clamam por mais ética se ausentarem no poder/dever de escolher seus representantes, teremos mais do mesmo. A mudança deve partir do cidadão e é nesse ponto que a campanha da OAB foca sua força. Devemos planejar nossas escolhas, colher informações nas várias ferramentas disponíveis ao eleitor e, por fim, fazer opções de voto conscientes e coerentes inclusive com a vida pregressa dos candidatos que escolhermos”, afirma Fabiana.

Ainda, na Campanha, a OAB repete a bem-sucedida iniciativa de receber denúncias quanto ao uso de Caixa 2, disponibilizando o aplicativo Contra o Caixa 2, que está disponível para os sistemas Android e IOs e permite a qualquer cidadão denunciar casos suspeitos de prática de caixa 2 eleitoral nas eleições deste ano. As denúncias podem ser feitas por meio de relato escrito, com a opção de envio de imagens, vídeos e áudios para a formação das provas contra as irregularidades.

 

Fonte: APMPA

 

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2018 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize