Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

08.11.18  |  14h57   

OAB/RS participa de longa-metragem Dossiê Viventes

Divulgação

Dossie Viventes

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, e a conselheira seccional e presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS, Marilia Longo, participaram do longa-metragem: “Dossiê Viventes”. A obra aborda a mobilização das comunidades e traz depoimentos de pesquisadores e de lideranças do movimento de resistência contra a implantação de uma mineradora de chumbo da Votorantim Metais (Nexa) e Iamgold às margens do Rio Camaquã e na parte mais preservada do Bioma Pampa. Ela será lançada no dia 15 de dezembro, data de comemoração de dois anos da declaração do Manifesto de Palmas.

O filme é o resultado de mais de dois anos de estudos e mobilizações e exibe, em belíssimas imagens e consistentes depoimentos, as razões e as paixões para a não instalação da mineradora no local. A equipe traduziu, para a linguagem coloquial, os principais argumentos técnicos e de relevância jurídica, com a pretensão de tornar acessíveis e atraentes os embates e impugnações feitas ao processo de licenciamento ambiental. Daí o nome "Dossiê Viventes": depoimentos, imagens e mais de 40 entrevistas que dão vida e voz à discussão que, hoje, já possui milhares de páginas e tramita na FEPAM, MPF e MPE. O filme conta com a participação das comunidades e dos povos tradicionais do Pampa, diretamente impactados pelo projeto minerário, e também de cientistas, autoridades acadêmicas de renome nacional e internacional, especialistas nos ecossistemas dos campos sulinos, organizações, políticos e atores sociais de inúmeros municípios engajados na luta.

O pré-lançamento será em 8 de dezembro, em Palmas/Bagé, e o lançamento, em 15 de dezembro, em Bagé, no Centro Histórico Vila de Santa Thereza. Em 2019, o filme será exibido em Porto Alegre e nas demais cidades. A advogada Ingrid Birnfeld compõe a equipe técnica do filme e atuou como roteirista, produtora e diretora, exercendo uma espécie de curadoria, a fim de traduzir argumentos jurídicos em um documento audiovisual.

Equipe técnica:

Direção: Tiago Rodrigues

Assistente de Direção: Jefferson Pinheiro

Direção Executiva: Ingrid Birnfeld

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2018 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize