Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Istagram
Flickr
YouTube
RSS
NOTÍCIAS

10.08.17  |  22h01   

Protagonismo da advocacia gaúcha: “É por meio do advogado que o cidadão pode ser libertado da ausência dos direitos que lhe pertence”, diz presidente da OAB/RS em Sessão Magna

“Ser advogado é um orgulho. É por meio dessa profissão que o cidadão pode ser libertado da ausência dos direitos que lhe pertence. É o advogado o porta-voz da cidadania e o garantidor dos seus direitos fundamentais”. Foi assim que o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, ressaltou o protagonismo e a representatividade da advocacia gaúcha em sessão magna alusiva ao Dia do Advogado, nesta quinta-feira (10). A homenagem fez lotar as cadeiras do auditório do Teatro do Bourboun Country de advogados, em celebração aos 190 anos da implementação dos cursos de Direito no País.

Veja mais fotos da Sessão Magna

Em seu discurso, o presidente da Ordem gaúcha enalteceu a importância do trabalho dos profissionais e as conquistas que, em menos de dois anos de gestão, através do Plano de Valorização da Advocacia, a OAB/RS lutou para garantir, fortalecendo e dando dignidade à classe: a isenção de custas para a execução de honorários advocatícios e a confirmação do nome do advogado em todos os alvarás trabalhistas.

Para ele, todas as vitórias conquistadas pela classe, até agora, são devido ao esforço e à união coletiva para resultados promissores: “São duas grandes alegrias desta gestão, que se preocupa com o advogado”, começou. “Me refiro aos senhores, principalmente, sobre a Lei 15.016, que, além da isenção de custas, também garantiu ao cidadão o parcelamento de custas ou o pagamento ao final do processo”, contou Breier.

O dirigente ainda destacou a aprovação do projeto de lei que criminaliza a violação de prerrogativas de advogados, no Senado Federal, capitaneado pela OAB nacional. O Projeto de Lei do Senado 141/2015 teve votação unânime na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) e, não havendo recursos, segue para a Câmara dos Deputados. “Nosso presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, luta incansavelmente pelas prerrogativas da classe”, contou.

“Não vão calar jamais a voz do advogado. Não queremos deter a justiça, nossa missão é preservar e lutar pela segurança jurídica deste país. Para isto, temos como fundamento básico que nossa profissão não pode ser cerceada. Nossas prerrogativas devem ser respeitadas e invioladas”, garantiu.

O brilhantismo foi para os 80 mil advogados homenageados

Após as homenagens à advocacia, o dirigente destacou: “Quem está neste palco, entregando as homenagens aos colegas de profissão, sente a emoção que cada um viveu aqui hoje. Esta Sessão Magna é para dar reconhecimento e celebrar a advocacia, que tem um histórico de dedicação e empenho ao lado da ética e do exemplo profissional”, disse. “Todos que hoje foram homenageados representam o nome de cada um dos 80 mil advogados gaúchos, reiterou.
“A história não define claramente qual é o tempo do início da profissão de ser advogado. Ela se confunde com a própria existência do tempo em que a civilização passou a clamar pelos seus direitos e onde existiu o interesse de defender o próximo”, argumentou Breier.

“Em 1988, o Brasil ganhou uma carta constitucional que nasceu da luta dos advogados e de sua participação nas Diretas Já, quando muito de nossos colegas foram torturados ou mortos lutando pelos direitos de liberdade no Brasil. No dia 5 de outubro, a Constituição foi proclamada, recheada de direitos fundamentais”, comentou. “O advogado garante esses direitos. Ele dá voz à cidadania que, muitas vezes, sofre por não ter seus direitos reconhecidos. É o advogado que luta e dá voz para quem, muitas vezes, não é ouvido”, ratificou.

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2017 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize