Canoas
INSTITUCIONAL
IMG_5104.JPG

A CRIAÇÃO DA OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil foi criada em 1930. Tem como objetivo "defender a constituição, a ordem jurídica do estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social e a pugnação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas". Seu objetivo também é "promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil" (Ordem dos Advogados do Brasil, 2001, p.57).

Cabe à Ordem representar em juízo e fora dele, os interesses gerais da classe dos advogados e dos indivíduos, relacionados com o exercício da profissão. É constituída pelo Conselho Federal, Conselhos Seccionais, Diretorias das Subseções e Assembleias dos Advogados.

 

 

HISTÓRIA DA SUBSEÇÃO

A solenidade de instalação da OAB Subseção Canoas aconteceu dia 14/10/1980 na sala da recepção de autoridades do Fórum. A mesa foi formada pelo Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Carlos Lourenço Giacomazzi; o Prefeito Municipal, Oswaldo Cipriano Guindani e o Presidente da Câmara de Vereadores, Nilton Leal Maia. Entre as autoridades presentes estavam o Diretor do Fórum, Eugênio de Almeida Neto; Presidente em exercício da Seção Rio Grande do Sul, Jaime Paz; Presidente da Caixa dos Advogados da Seção Rio Grande do Sul, Paulo Krishman. A Diretoria provisória foi constituída da seguinte forma: Presidente, Sérgio Moraes; Vice-Presidente, Jairo Viegas de Oliveira; Secretária, Shirley Silva Caetano; Tesoureiro, Orlando Bonorino.

A Subseção de Canoas reflete uma história de união, que começou através de encontros informais entre os pouco mais de 100 Advogados no município de Canoas, na época.

 

Instalações

A Entidade Canoense possui Sede própria e 03 salas de apoio aos Advogados nos Foros Estadual, Federal e Trabalhista.

A OAB Subseção Canoas abrange as cidades de Canoas e Nova Santa Rita, desempenhando papel fundamental na sociedade.

Abaixo, um resumo da trajetória dos ex-presidentes da OAB Subseção Canoas.

 

Gestões da Subseção

Em tempos passados, a sala da subseção era o próprio escritório dos presidentes e Diretores. Foi assim na gestão de Sérgio Moraes (1980/1982) e Mário Albino Both (1983/1984). Na gestão de João Arla (1985/1986) que a subseção de Canoas passou a ter, oficialmente, uma sede na Rua Cândido Machado, 429, sala 606, permanecendo esta, ainda durante as gestões de Gelson Rolim Stocker (1987/1988), na primeira gestão de Carlos Alberto Nunes (1989/1990) e na gestão de Jairo Jorge Viegas de Oliveira (1991/1992).

Na primeira gestão de Carlos Alberto Lauermann Nunes (1989/1990), foi disponibilizada a 1ª sala para utilização dos Advogados, local este era destinado aos colegas que precisassem fazer suas petições mais simples, pesquisa rápida e, ainda alguns auxílios forenses. Esta sala permaneceu durante alguns anos na Rua Ipiranga 70 – ao lado da sala dos oficiais de justiça, no prédio do Clube Caça e Pesca, conhecido pela “escadaria”, onde também se situavam a 3ª,4ª e 5ª varas cíveis, além da direção do Foro.

Na segunda gestão de Carlos Alberto Lauermann Nunes (1993/1994), houve então, a inauguração das novas instalações desta subseção, na Rua Ipiranga 95, loja 01, no então recente inaugurado Edifício da Câmara de Indústria do Comércio de Canoas.

Com Lígia de Moura Severo (1995/1997), foi adquirida a sede própria da Subseção (nas salas 303 e 304, da Rua Ipiranga, 95) que foi inaugurada, oficialmente em 1998.

Na primeira gestão da Rosaly Brandalise Rizzon (1998/2000), foram conquistadas as varas federais e a vara da infância e da juventude. Foi então inaugurada a sala de apoio aos Advogados no Foro Estadual. Também, neste mesmo período, foi inaugurado todo sistema de informatização na Justiça do Trabalho.

As palestras telepresenciais chegaram à OAB Canoas na gestão de Romarino Junqueira dos Reis (2007/ 2009), que firmou parceria, através da OAB/RS, com a ESA – Escola Superior de Advocacia e a ASSP – Associação dos Advogados de São Paulo.

Na gestão da Neusa Bastos (2010/2012), foi dada continuidade às conquistas e atividades iniciadas pela gestão anterior, com o enfoque na administração da Subseção, com a aquisição de equipamentos modernos para uma gestão eficaz, como relógio ponto e caixas registradoras.

A Gestão (2013/2015), presidida por Eugênia Reichert implementou diversas mudanças que refletiram em uma administração mais  eficaz. Dentre elas, a substituição dos computadores das salas junto aos Foros,  capacitação de uma colaboradora da Subseção para auxiliar os Advogados no Processo Judicial Eletrônico, Certificação Digital diretamente na Subseção, entre outros. Também, durante esta gestão, foi criado pela Subseção, o Movimento em Defesa da Advocacia e da Cidadania, tendo como objetivo alertar a sociedade para a morosidade do Judiciário. 

Na Gestão 2016/2018, também presidida por Eugênia Reichert, a OAB Subseção Canoas foi protagonista de diversas conquistas para a advocacia Canoense e Nova Santa Ritense.

Através de forte representação nos conselhos municipais, comissões subseccionais  e em campanhas sociais, foram realizados esclarecimentos à população pela conscientização da importância do voto e da escolha dos candidatos para o pleito político partidário.

Foram promovidas diversas mudanças sistemáticas ao encontro dos anseios da advocacia, com investimentos focados em aquisições importantes como a reforma da sala do foro estadual, com estrutura moderna e confortável, equipamentos novos e aumento de computadores. Também houveram avanços na modernização da sala do foro trabalhista. Durante este período também foi inaugurada a sala da Advocacia na DPPA, 24 horas por dia à disposição da Advocacia e adquirido o tão almejado terreno para construção da nova sede da subseção, com o lançamento da pedra fundamental em agosto de 2018. Encerrando este ciclo de vitórias, também foi conquistado o espaço destinado à sala dos Advogados no complexo prisional da PECAN.

A Gestão 2019/2021 é presidida pela advogada Ana Maria Mattielo, que prossegue com os avanços obtidos nas gestões anteriores e busca, alinhada aos propósitos dos pares de diretoria e conselho subseccional, implementar diversos projetos, objetivando valorizar à advocacia e obtendo relevantes conquistas à Classe e à sociedade.

Um sonho da advocacia de Canoas e Nova Santa Rita se tornou realidade no dia 11 de agosto de 2021, quando foi inaugurada a nova, ampla e moderna sede da subseção de Canoas. Localizada na Rua Brasil, 181, próximo do Foro canoense, o local conta com estacionamento, auditório, salas de trabalho/atendimento e salão de festas.

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - Canoas
Rua Brasil, nº. 181 - Centro - Canoas - CEP - - Canoas - RS
Fone: (51) 3466.2122 - E-mail oabcanoassede@oabrs.org.br
© Copyright 2013 OAB/RS - Nome da Subseção    |    Desenvolvido por Desize