CDA

COMISSÃO DE DIREITO AMBIENTAL

NOTÍCIAS

12.11.10   

Ordem gaúcha prestigia entrega do 16º Prêmio Líderes e Vencedores

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

O evento, promovido pela Assembleia Legislativa e pela Federasul, é um reconhecimento a personalidades e projetos sociais e culturais. Os agraciados foram selecionados nas categorias: Mérito Político, Sucesso Empresarial, Expressão Cultural e Destaque Comunitário.

Designados pelo presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, o presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS, conselheiro seccional Ricardo Alfonsin, e o chefe de gabinete da entidade, Júlio Cezar Caspani, prestigiaram a entrega do 16º Prêmio Líderes e Vencedores, promovido pela Assembleia Legislativa e pela Federasul. O evento foi realizado, na noite desta quinta-feira (11), no Teatro Dante Barone.

As homenagens foram um reconhecimento a personalidades e projetos sociais e culturais. Os agraciados foram selecionados nas categorias: Mérito Político, Sucesso Empresarial, Expressão Cultural e Destaque Comunitário.

Primeiro a se manifestar, o presidente da Federasul, José Paulo Dornelles Cairoli, lembrou que o prêmio destaca a crença na potencialidade do Rio Grande do Sul. Ele defendeu que os novos governantes implantem as reformas que o País e o Estado precisam.

Na abertura do evento o presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini, ressaltou que as pessoas premiadas modificam positivamente a realidade. “O líder é um vendedor de esperança."

Premiações

Expressão Cultural:

Otávio Marshall, um dos premiados da categoria Expressão Cultural e sócio gerente do StudioClio, enfatizou seu orgulho ao receber o prêmio, pois significa que estimular a inteligência humana ainda pode trazer alegria e sucesso.

O também premiado diretor teatral Ronald Radde lembrou que, no início da sua carreira, ele e seu grupo de teatro não tinham recursos para participar de um festival. Com apoio, o grupo pôde participar do festival e ganhou vários prêmios. Hoje a Cia Teatro Novo tem um teatro próprio no DC Shopping e trabalha anualmente com 40 mil crianças. E a pianista premiada Olinda Allessandrini agradeceu aos compositores de todos os tempos que deixaram suas obras para os intérpretes do futuro.

Destaque Comunitário:

A presidente-fundadora da Kinder – Centro de Integração da Criança Especial, Bárbara Fichinger, entidade premiada na categoria Destaque Comunitário, detalhou o trabalho do Centro.

Outra premiada, a assistente social Maria Ribeiro da Silva Tavares, que está prestes a completar 99 anos, foi representada na cerimônia por sua neta. Ela criou, em 1947, a Fundação Patronato Lima Drummond, que promove a ressocialização de apenados e atende hoje mais de 70 presos do regime aberto e semiaberto.

O secretário da Justiça, Fernando Schüler, que coordena a Rede Parceria Social, também agraciada com a distinção, agradeceu às pessoas que trabalham com ele e destacou que a iniciativa já financiou 652 projetos. O combate à pobreza, acredita, talvez seja a grande tarefa política do século XXI, assim como foi no século XIX a abolição da escravatura.

Sucesso Empresarial:

Na categoria Sucesso Empresarial, o empresário Ricardo Vontobel, presidente do Conselho de Administração do Grupo Vonpar, afirmou que a companhia tem na estrutura da família um ponto forte e agradeceu aos seus 4 mil funcionários.

O vice-presidente da General Motors do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, garantiu que a fábrica da montadora em Gravataí está produzindo 53 automóveis por hora e que o objetivo é produzir 65 por hora em 2012 – “e ainda está devagar”.

O fundador e presidente da Puras, Hermes Gazzola, agradeceu aos mais de 20 mil funcionários da empresa, “do Rio Grande do Sul a Manaus”, e ofereceu o prêmio a sua mãe, que estava na plateia.

Mérito Político:

O deputado federal eleito Nelson Marchezan Jr. não pôde comparecer ao evento e foi representado por sua esposa, Nadine Dubal. Ela leu um texto no qual o deputado explicava que estava na Alemanha "aprendendo um pouco sobre o serviço público alemão" e que o recebimento do prêmio o envaidecia.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, afirmou que um líder só é líder se conta com uma equipe com muita garra. E que só se torna vencedor se suas ações ajudarem a mudar o mundo. Agradeceu a todos aqueles que não apenas criticam, mas também vestem a camiseta e ajudam a concretizar as ideias.

O ministro do STJ, Gilson Dipp, revelou que recebia o prêmio com honra e humildade. Acredita que a distinção foi outorgada não a ele, mas ao Judiciário do Brasil e do Rio Grande do Sul e também ao Conselho Nacional de Justiça. Sustentou que o Poder Judiciário trabalha hoje focado na gestão, na eficácia, no planejamento e na transparência, para que a sociedade tenha segurança jurídica.

Com informações da Assembleia Legislativa
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - CDA
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2019 OAB/RS - CDA    |    Desenvolvido por Desize