CDAP

COMISSÃO DE DEFESA, ASSISTÊNCIA E PRERROGATIVAS DOS ADVOGADOS

NOTÍCIAS

07.08.15   

Caravana das Prerrogativas reúne subseções da Região das Missões

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em encontro com os advogados de Santo Augusto, Três Passos, Ijuí e Panambi, foram colhidas as demandas dos advogados e explicadas as principais ações e as conquistas oriundas das atuações da OAB/RS.

Nesta quinta-feira (06), a Caravana das Prerrogativas realizou reuniões com os advogados das subseções de Santo Augusto, Três Passos, Ijuí e Panambi. Reunidos na OAB de Santo Augusto, o presidente da Comissão de Defesa, Assistência e das Prerrogativas (CDAP) da OAB/RS, conselheiro seccional Eduardo Zaffari, colheu as demandas dos advogados e explicou as principais ações e as conquistas oriundas das atuações da entidade.

“A OAB/RS encara as prerrogativas de maneira extremamente profissional. Temos a Procuradoria Regional de Defesa das Prerrogativas, que foi a primeira a ser criada após orientação do CFOAB, exatamente para exemplificar isto, pois este departamento está à disposição dos advogados para atuar em casos em que há a violação das prerrogativas. Além desta iniciativa, temos representantes em praticamente todos os locais do Estado, criando uma rede de fiscalização”, afirmou Zaffari, que lembrou que existe o telefone do plantão, um canal de comunicação 24 horas com a CDAP.

O dirigente também citou casos em que a CDAP prestou auxílio judicial a advogados que tiveram as suas prerrogativas violadas. “Em diversas ocasiões, em que os profissionais têm os seus honorários aviltados, a Comissão atua judicialmente, juntamente com o profissional, para reverter a decisão” ressaltou.

Audiência

No encontro estavam presentes os presidentes das subseções de Santo Augusto, Adir Schreiber; o presidente da subseção de Ijuí, Flávio Friedrich; a presente da subseção de Panambi, Alice Linn; e o representante da subseção de Três Passos, Roberto Bordign.

Entre os temas apontados estava a necessidade de melhorias nos cartórios do Estado, como a implementação das conquistas da CDAP quanto a emissão de recibos térmicos e os horários de atendimento telefônico cartorário aos advogados.

Pioneirismo da OAB/RS

Segundo o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci – que conduziu a CDAP e iniciou o projeto em 2011 – as reuniões com as subseções são permanentes. “Com as visitas que realizamos, obtivemos resultados positivos e a oportunidade de intensificarmos a atuação da entidade em relação às prerrogativas e conhecermos, in loco, cada dificuldade enfrentada pelos advogados”, assegura.

O pioneirismo da OAB/RS com a Caravana das Prerrogativas foi reconhecido pelo Conselho Federal da OAB, que implantou o projeto no âmbito da Campanha Nacional pela Dignidade dos Honorários, coordenada pelo vice-presidente do Conselho Federal, Claudio Lamachia. A iniciativa do CFOAB incentivou outras seccionais a implantarem o projeto.

Segunda edição

A segunda edição da Caravana das Prerrogativas já percorreu as subseções de Cachoeira do Sul, Encantado, Guaporé, Lajeado, Venâncio Aires, Rio Pardo, São Sebastião do Caí, Montenegro, Estrela, Casca, Marau, Tapejara, Júlio de Castilhos, Tupaciretã, Salto do Jacuí, Sobradinho, Torres, Bom Jesus, Vacaria, Taquari, Novo Hamburgo, Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Sapucaia do Sul, Esteio, Triunfo, São Jerônimo, Guaíba, Igrejinha, Taquara, Sapiranga, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Bagé, Dom Pedrito, São José do Ouro, Getúlio Vargas, Sananduva, Lagoa Vermelha, Passo Fundo, Veranópolis, Garibaldi, Capão da Canoa, Tramandaí, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Caxias do Sul e Canela/Gramado, Tapes, Camaquã, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, Jaguarão, Pinheiro Machado e Piratini.

Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - CDAP
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2019 OAB/RS - CDAP    |    Desenvolvido por Desize