CDAP

COMISSÃO DE DEFESA, ASSISTÊNCIA E PRERROGATIVAS DOS ADVOGADOS

NOTÍCIAS

08.09.14   

Em Caxias do Sul, Bertoluci desagravará advogado impedido de acompanhar depoimento de cliente

arq_5217bfe4d29a4xx.jpg

A classe está conclamada para participar do ato, que ocorrerá nesta quinta-feira (18), às 18h30min, na sede da subseção (Rua Pinheiro Machado, 2321).

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, conduzirá na quinta-feira (18), às 18h30min, na sede da subseção de Caxias do Sul, ato de Desagravo Público ao advogado Jean Carlos Carbonera. O profissional teve as suas prerrogativas violadas quando foi impedido de acompanhar depoimento de seu constituinte na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Caxias do Sul.

De acordo com os autos, o advogado estava acompanhando seus constituintes para uma oitiva na referida delegacia, quando policiais passaram a fazer declarações depreciativas acerca do pai do seu cliente (que é menor de idade), o que não foi admitido pelo profissional. A delegada titular, Suely de Fátima Rech, ao entrar na sala, continuou acusando o pai do menor. Também disse ao advogado: “Fique quieto!”. Após, Jean foi retirado do recinto por dois policiais, fato que fez com que o menor realizasse a oitiva sem a presença do advogado.

O relator do Desagravo Público, conselheiro seccional Matheus Ayres Torres, destacou que “o fato do advogado estar agindo em nome de seu cliente – 'interferindo', conforme consta no termo de informações – é justamente o papel que se espera de um advogado combativo na defesa de seu cliente”.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, argumenta que, conforme o Estatuto da OAB, o Desagravo Público deve ser concedido quando houver ofensa ao advogado que estiver no exercício de sua profissão ou desempenhando função da Ordem. "Não aceitamos qualquer ato que pretenda violar as nossas prerrogativas, pois quando nós as defendemos, fazemos isso em nome do cidadão, a quem nós representamos", ressalta.

Desagravo Público

O Desagravo Público é uma medida do Conselho Pleno da OAB/RS em favor de advogado que tenha sido ofendido no exercício da profissão ou em razão dela. É um instrumento de defesa dos direitos e das prerrogativas da advocacia. 

Juliana Jeziorny
Jornalista – MTB 15.416

 

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - CDAP
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2021 OAB/RS - CDAP    |    Desenvolvido por Desize