CDAP

COMISSÃO DE DEFESA, ASSISTÊNCIA E PRERROGATIVAS DOS ADVOGADOS

NOTÍCIAS

20.04.10   

OAB/RS engajada na campanha do Instituto Chega de Violência

Foto: Matheus Schuch - OAB/RS

Foto: Matheus Schuch - OAB/RS

Foto: Matheus Schuch - OAB/RS

Foto: Matheus Schuch - OAB/RS

Foto: Matheus Schuch - OAB/RS

Foto: Matheus Schuch - OAB/RS

Foto: Matheus Schuch - OAB/RS

Reunião para planejar e definir ações ocorreu no prédio da Ordem gaúcha nesta segunda-feira (19).
 
Designados pelo presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, o chefe de gabinete da presidência, Júlio Cezar Caspani, e o presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados (CDAP) da OAB/RS, conselheiro seccional Domingos Baldini Martin, juntamente com o coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH), conselheiro seccional Ricardo Ferreira Breier, participaram de reunião da campanha do Instituto Chega de Violência (ICV), nesta segunda-feira (19), na sede da seccional.
 
O objetivo do encontro com a presidente do ICV, Corina Breton, e com a presidente do Conselho de Políticas Estratégicas, Eny Toschi, foi o planejamento da campanha pró melhoria da qualidade da vida urbana, cuja finalidade é provocar mudanças nas atitudes e comportamentos, divulgando exemplos da relação intrínseca entre direitos e deveres, o que, segundo o Instituto, é essencial à sociedade democrática.
 
Estiveram presentes, também, o promotor de Justiça do Ministério Público Nilson de Oliveira Rodrigues Filho e o vice-presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), Wanderley Ruivo.
 
Ao iniciar as explanações, Caspani agradeceu a presença de todos e enalteceu a participação das entidades no engajamento da campanha. “A agregação das mais diversas entidades amplia o conhecimento e nos fornece subsídios para atingir o objetivo, que é o de conscientizar o cidadão em relação ao tema”, destacou.
 
O chefe de gabinete enfatizou ainda o apoio da seccional: “A luta da entidade é em prol da sociedade, e, por isso, apoiamos e nos engajamos nessa campanha, visando alcançar a tão almejada melhoria da qualidade de vida urbana para todos”.
 
De acordo com Eny, atualmente existem inúmeras formas de violência. Então, por esse motivo, é importante enfocar e direcionar a campanha por meio de uma linguagem acessível, utilizando um simbolismo que agregue.
 
Outra proposta foi apontada pelo promotor Rodrigues: idealizar com uma forma lúdica, utilizando a ciência neurolinguística com o objetivo de contar uma história para que o público pare, ouça e entenda a mensagem.
 
Todos concordaram que, primeiramente, é necessário verificar as causas, se comunicar adequadamente para atingir o público.
 
Segundo Corina e Eny, deve-se romper o paradigma da queixa contra a gestão pública e o cidadão, a fim de enfatizar o protagonista – o ator cidadão que possui o poder de participar, com seus direitos individuais e deveres coletivos.
 
Na avaliação de Breier, a problematização da gestão pública é uma deficiência cultural, em que a sociedade é dependente do Estado. “Esse modelo faliu, mas está perpetuado culturalmente”, esclareceu.
 
Citou ainda a definição de Estado Democrático de Direito Social, que é um conceito europeu. “Esta forma deve ser entendida com um indivíduo atuante, que não depende do Estado para agir”. Por esse motivo, Breier destacou que o discurso da campanha deve esclarecer para que o público participe, minimizando, assim, o problema da violência.
 
Complementando, o presidente da CDAP apontou que a sociedade deve participar do tema. “Devemos conscientizar o coletivo para que ele consiga interagir”, justificou Domingos Martin.

A próxima reunião está agendada para o dia 28 de abril, às 10h, na sede da Agert (rua Riachuelo, 1098 CJ 204).

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - CDAP
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2021 OAB/RS - CDAP    |    Desenvolvido por Desize