CDAP

COMISSÃO DE DEFESA, ASSISTÊNCIA E PRERROGATIVAS DOS ADVOGADOS

NOTÍCIAS

12.06.12   

OAB/RS realiza Desagravo Público em Gramado nesta sexta-feira (15)

int20120612_170614.jpg

Comunidade jurídica está conclamada a participar da sessão, que será realizada na Câmara de Vereadores, às 17h, e terá a presença do presidente da Ordem gaúcha.

Cumprindo decisão do Conselho Pleno da OAB/RS, a subseção de Gramado realiza, nesta sexta-feira (15), sessão de Desagravo Público ao advogado Rui Sanderson Bresolin. O ato, que terá a presença do presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia e do coordenador das subseções da OAB/RS, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer. será realizado às 17h, na Câmara de Vereadores do município.

O Desagravo Público é uma medida do Conselho Pleno da OAB/RS em favor de advogado que tenha sido ofendido no exercício da profissão ou em razão dela. É um instrumento de defesa dos direitos e prerrogativas da advocacia. A Ordem dispõe todo o suporte jurídico ao profissional, tanto em ação penal quanto em eventual ação civil.

Na ocasião, a entidade prestará solidariedade ao advogado por ter sido cerceado em suas prerrogativas profissionais. "A comunidade jurídica da região está conclamada a participar do ato, um importante mecanismo para o resguardo das prerrogativas da advocacia, que devem ser sempre respeitadas, pois pertencem à cidadania", destaca Lamachia.

Conforme a Nota de Desagravo, que tem como relator o conselheiro seccional Eduardo Ferreira Bandeira de Mello, o advogado teve seu nome incluído em processo criminal pelos delitos de formação de quadrilha ou bando e peculato, por ter atuado como advogado de duas pessoas, orientando-as em audiências e durante as investigações ministeriais. 

O fato originou-se quando a Promotoria Pública do RS investigou e denunciou 34 pessoas que supostamente teriam cometido delitos de peculato e formação de quadrilha no evento "Natal Luz de Gramado", entre os anos de 2007 e 2010.

Conforme Mello, "essa é uma denúncia criminal descabida que atinge o exercício profissional do advogado, fere seus direitos e de toda a classe advocatícia, ensejando Desagravo Público".
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - CDAP
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2020 OAB/RS - CDAP    |    Desenvolvido por Desize