CDAP

COMISSÃO DE DEFESA, ASSISTÊNCIA E PRERROGATIVAS DOS ADVOGADOS

NOTÍCIAS

29.08.13   

Para juiz do Trabalho, magistrados podem deferir honorários de sucumbência

"Os juízes devem atuar de forma autônoma em suas decisões, inclusive no arbitramento de honorários", afirmou o juiz da 30ª Vara da Justiça do Trabalho de Porto Alegre, Luiz Antônio Colussi, nesta quarta-feira (28), durante o Seminário da CDAP da OAB/RS.

Durante o Seminário da Comissão de Defesa, Assistência e das Prerrogativas (CDAP) da OAB/RS, nesta quarta-feira (28), o juiz da 30ª Vara da Justiça do Trabalho de Porto Alegre, Luiz Antônio Colussi, explanou sobre as prerrogativas da magistratura e ressaltou a importância e a possibilidade de os magistrados deferirem honorários de sucumbência, mesmo sem credencial sindical.

"Após ouvir atentamente os relatos sobre o aviltamento de honorários nesse seminário, e tendo em vista a importância e a amplitude da questão, entendo em adotar imediatamente meu entendimento sobre o deferimento da verba honorária de sucumbência, independentemente de credencial sindical. É uma verba de natureza alimentar que não deveria ser aviltada", avaliou Colussi.

Segundo o juiz, sem demérito do entendimento de tribunais superiores, é importante reafirmar as prerrogativas da magistratura, como o da independência jurisdicional. "Os juízes devem atuar de forma autônoma em suas decisões, inclusive no arbitramento de honorários", afirmou Colussi.

O presidente da CDAP, conselheiro seccional Eduardo Zaffari, saudou a declaração do magistrado. "São essenciais esses momentos de integração entre os operadores do Direito. Os debates trazem maior clareza sobre pontos até então divergentes. Que o posicionamento do juiz Colussi seja exemplo positivo para os demais magistrados", frisou Zaffari.

O presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, reforçou que o trabalho permanente da entidade de aproximação com os operadores do Direito visa o diálogo para solucionar pleitos da advocacia. "O magistrado demonstrou grande sensibilidade. Estamos atuando justamente na conscientização da importância dos honorários para o exercício digno da advocacia", destacou Bertoluci.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - CDAP
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2021 OAB/RS - CDAP    |    Desenvolvido por Desize