CDAP

COMISSÃO DE DEFESA, ASSISTÊNCIA E PRERROGATIVAS DOS ADVOGADOS

NOTÍCIAS

24.06.10   

Respeito às prerrogativas da advocacia é destacado na posse da CDAP da OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Marçal dos Santos Diogo é nomeado coordenador dos Plantões da CDAP.

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Foto: Rodney Silva - OAB/RS

Empossados receberam a portaria de nomeação das mãos do presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, juntamente com o presidente da Comissão, conselheiro seccional Domingos Baldini Martin, na noite desta quinta-feira (24).

Na solenidade em que os membros da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados (CDAP) da OAB/RS tomaram posse, na noite desta quinta-feira (24), no auditório Guilherme Schultz Filho, no 2º andar da sede da entidade, foi destacada a necessidade de se continuar lutando pelo respeito às prerrogativas da classe.

Os empossados acompanharam o juramentista Murilo Nunes da Conceição em voz alta e com o braço em riste, comprometendo-se em “manter, defender e cumprir os princípios e finalidades da OAB, exercer com dedicação e ética as atribuições que me são delegadas e pugnar pela dignidade, independência, prerrogativas e valorização da advocacia”.

Em seguida, eles receberam a portaria de nomeação das mãos do presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, juntamente com o presidente da CDAP, conselheiro seccional Domingos Baldini Martin, acompanhados dos demais componentes da mesa: a secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Santos Cabral; a conselheira federal e ex-presidente Cléa Carpi da Rocha; o membro nato e ex-presidente Luis Felipe Lima de Magalhães; o membro Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia Luiz Felipe Mallmann de Magalhães; e a diretora de Atividades Culturais e Universidades da ESA, Fernanda Corrêa Osório.

Palavras contra a violação dos direitos da classe

Um dos decanos da CDAP Walmor Cervi discursou em nome dos empossados e lembrou passagens de sua trajetória na Ordem em que a Comissão atuou em favor dos direitos de profissionais em momentos difíceis. “Mesmo diante de dificuldades, trabalhamos contra a violação das prerrogativas ao extremo. Temos a missão e o dever ético de socorrer os advogados quando afrontados em sua atividade. É um orgulho ser membro da CDAP, que presta um serviço fundamental à classe”, afirmou Cervi.

Emocionado, Martin agradeceu a portaria que o nomeava presidente da CDAP no lugar do conselheiro seccional José Ramos Neto, falecido em fevereiro: “É um honra assumir este relevante cargo, anteriormente ocupado por um advogado tão digno".

Segundo ele, se a advocacia não é forte, a cidadania também não será. “Nós, advogados, somos indispensáveis à administração da Justiça, e existe igualdade entre todos os operadores do Direito, por isso, temos que atuar com independência e lutar contra ações que venham a transgredir as nossas prerrogativas, que, são antes de tudo, da sociedade”, afirmou Martin.

Na sua fala, Lamachia agradeceu pelo compromisso que os integrantes da CDAP têm com a OAB/RS, salientando que “este trabalho é realizado de forma voluntária, assim como o de todos que compõem a seccional, já que a Ordem é uma entidade que não recebe recursos públicos, sobrevivendo integralmente das anuidades dos advogados”.

O grande simbolismo do momento foi enfatizado por Lamachia, que declarou: “São profissionais abnegados e combativos, que se dedicam para garantir os direitos da classe em todas as ocasiões”.

O dirigente da Ordem gaúcha também registrou os avanços dos últimos anos, como a Nova Tabela de Honorários Advocatícios, que não era atualizada desde 2001, e o projeto de interiorização da ESA e da CAA/RS. “Realizamos o reaparelhamento das 260 salas da OAB nos Foros das Comarcas e a construção de sedes de subseções, assim como conquistamos o horário exclusivo para os advogados nos cartórios. Atuamos ainda no campo legislativo, com a apresentação dos PLs para defender as prerrogativas e fortalecer a sociedade”, concluiu.

Presenças

Prestigiaram a cerimônia ainda os conselheiros seccionais Arodi de Lima Gomes (presidente de Comissão de Advocacia Pública), Ricardo Barbosa Alfonsin (presidente da Comissão de Direito Ambiental), Regina Guimarães (coordenadora do Departamento Cultura), Viviane Cristina Potrich; os presidentes da subseções de Cachoeirinha, Dorival Sebastião Ipê da Silva, e de Torres, Ivam Roque Sá Brocca; a vice-presidente da OAB Novo Hamburgo, Maria Regina Wingert Abel; o secretário-geral da CAA/RS, Daniel Barreto; o presidente da Comissão do Jovem Advogado, Pedro Alfonsin; o coordenador dos Plantões da CDAP, Marçal dos Santos Diogo; o coordenador das Salas da OAB nos Presídios de Porto Alegre, Mateus Marques; e o coordenador da Sala da OAB no Foro Central, Cristiano Radtke da Fonseca.

Confira os membros da CDAP no exercício 2010/2012:

ANA LÚCIA SANTOS DA MOTTA
ANA MARIA PORCIUNCULA SARAIVA
ANDRÉ VÁTIMO ARGILES  
ANTONIO CARLOS AZZOLIN CHIAVENATTO
ALVARO ANTONIO BOF
ARNO WINTER  
ARODI DE LIMA GOMES  
ARTUR GARRASTAZU GOMES FERREIRA
CARLOS ALBERTO DE ALBUQUERQUE FONTOURA   
CRISTIANO RADTKE DA FONSECA
DANIEL JUNIOR DE MELO BARRETO
DOUGLAS BARBOSA JARDIM
EDUARDO MALUHY  
FABIO ALEXANDRE KOCHENBORGER  
FLORA ERICA DE OLIVEIRA
GHEDALE SAITOVITCH
GUILHERME RUSCHEL MICHAELSEN
HELIO BOEIRA BRAGA
IVELISE FERRARO DOS SANTOS
JOÃO GILBERTO BARBOSA BARCELLOS
JORGE LUIZ DALMAS
JULIO CÉSAR CASTRO MONTEIRO
KARINA CONTIERO SILVEIRA SANTA HELENA
LEO PERINI
LEONARDO TADEU PANAZZOLO
LORILENO CERATO REVEILLEAU
LUIZ CARLOS LOPES MATTE
MARCELO DA ROSA
MARCELO PACHECO CAETANO
MARCIA STEIN
MARÇAL DOS SANTOS DIOGO
MARISTELA SANT’ANNA DE SOUZA
MARIA BELONI TOLEDO DA SILVA RODRIGUES
MARIA CRISTINA HOFMEISTER MENEGHINI
MAGALI MARIA BARRETO
MATEUS MARQUES CONCEIÇÃO
MAURO GALLICHIO
MURILO NUNES DA CONCEIÇÃO
PACÍFICO LUIZ SALDANHA
PAULO ANTONIO SILVA DEGRAZIA
PAULO DARIVA
PAULO ROBERTO ALMEIDA DA SILVA
PEDRO ANTONIO SALIS MÉRCIO
RAFAEL MONTEIRO PAGNO  
RAFAEL SASSO BOCACCIO
RENI PIRES
RICARDO FERREIRA BREIER
ROBERTO BASTIANI
RODRIGO FERNANDES DE MARTINO
ROQUE SOARES RECKZIEGEL
RUDOLFO REDAELLI NICOLEIT
TAIS OLIVEIRA COTTA DE MELLO
THIAGO ROBERTO DAVID SARMENTO LEITE
VICTOR VINICIUS KUSTER TAVARES
VIVIANE WINTER NICOLA
WALMOR CERVI

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - CDAP
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2021 OAB/RS - CDAP    |    Desenvolvido por Desize