CEAE

COMISSÃO ESPECIAL DO ADVOGADO EMPREGADO

NOTÍCIAS

15.04.15   

Impacto do processo eletrônico é focado pela Comissão do Advogado Empregado da OAB/RS

Rodney Silva - OAB/RS

IMG_4453.JPG

Em reunião com Bertoluci, foi destacada a atuação em relação ao sistema virtual na rotina dos advogados. 

O presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (15), com a Comissão do Advogado Empregado da OAB/RS (CEAE). Estavam presentes o presidente, Wilson de Souza Malcher; o vice-presidente, Rafael Figueiredo Rosa; e o membro Fabio Guimarães Haggstram.

Na ocasião, Malcher frisou que a CEAE, desde a sua criação e, sobretudo, a partir de 2011, quando manteve atuação ininterrupta, vem exercendo papel destacado na defesa das prerrogativas e na assistência dos advogados empregados. “O processo eletrônico e o impacto na rotina de trabalho dos advogados têm merecido atenção especial por parte da CEAE, pois compromete as condições de trabalho dos advogados empregados”, frisou.

Para ele, a concepção clássica de processo físico vem perdendo força nos Tribunais de Justiça brasileiros e, especialmente, na Justiça Federal, há muito deixou de ser realidade. “Diante deste cenário, passou a ser uma preocupação permanente da CEAE, dentre outros, os efeitos na rotina de trabalho do advogado empregado – dado o uso excessivo de instrumentos informatizados – e o aumento da jornada de trabalho, diante da possibilidade de peticionamento eletrônico após o expediente forense”, complementou.

Malcher apresentou a Bertoluci o planejamento da CEAE para 2015, tais como: a efetivação de visitas em escritórios de advocacia para estreitar o relacionamento com os advogados empregados e divulgar o trabalho da comissão; a realização de censo do advogado empregado através da atualização de cadastro; e o início de estudos para fixação do piso salarial.

Segundo Bertoluci, a atuação da CEAE vem sendo inovadora para apontar as dificuldades e as soluções para a advocacia de empresas e organizações públicas e privadas. “São iniciativas de valorização das prerrogativas da advocacia. É necessário fortalecer o trabalho desenvolvido para fortalecer os advogados empregados e melhorar suas condições laborais”, afirmou.

Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - CEAE
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2019 OAB/RS - CEAE    |    Desenvolvido por Desize