CEEDC

COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDOS DO DIREITO COOPERATIVO

NOTÍCIAS

04.11.20   

CEEDC realiza eventos para debater os impactos da Reforma Tributária nas Sociedades Cooperativas

Sociedades Cooperativas.png

Buscando um amplo debate sobre os impactos que a Reforma Tributária pode trazer para as cooperativas, a Comissão Especial de Estudos do Direito Cooperativo (CEEDC) vai realizar dois eventos no mês de novembro, abordando ramos diferentes das sociedades cooperativas e como eles podem ser atingidos pelo projeto proposto pelo Governo Federal e pelas Propostas de Emenda à Constituição (PEC’s), em tramitação no Congresso Nacional, para mudanças no sistema tributário brasileiro. Nos dias 05 e 12 de novembro, a partir das 9h, advogados da área devem trazer informações para as cooperativas dos ramos de crédito, saúde, agropecuário e trabalho, produção de bens e serviços.

Para garantir seu certificado, inscreva-se aqui. Os eventos também serão transmitidos pelo canal da OAB/RS no Youtube.

O presidente da CEEDC e coordenador do evento, Jorge Maciel, detalha que as sociedades cooperativas devem participar desse debate para assegurar a manutenção do adequado tratamento tributário ao ato cooperativo: “Devemos nos inteirar dos debates para propiciar uma maior segurança jurídica e redução da litigiosidade. O intuito é o de participar direta ou indiretamente dos debates para impedir que haja uma tributação mais gravosa sobre as operações realizadas entre a cooperativa e seus cooperados, em comparação com a que incidiria se estes operassem individual e diretamente no mercado”, ressalta.

Maciel acrescenta, ainda, que a reforma deve preservar e fomentar o modelo cooperativo de organização econômica e social: “Queremos contribuir com a simplificação do modelo tributário do país e, por consequência, com a redução de custos e uma maior eficiência e eficácia”, conclui.

Programação:

Dia 05/11:

9h – Abertura

Jorge Maciel – Advogado; conselheiro seccional da OAB/RS; presidente da CEEDC da OAB/RS e presidente da Cooperativa de Crédito dos Advogados e Advogadas do RS.

Mediação:

Ronaldo Chaves Gaudio – Advogado; mestre em Regulação, Concorrência, Inovação e Desenvolvimento; presidente da Comissão Especial de Cooperativismo da OAB Nacional.

Palestras: Impactos dos Projetos da Reforma Tributária no:

Ramo Crédito – Evandro Jacó Kotz – Advogado; especialista em Direito Tributário e Empresarial; mestre em Ciências Sociais Aplicadas; especialista em Gestão Estratégica de Pessoas.

Ramo Saúde – Rafael Lima Marques – Advogado; especialista em Direito Tributário; membro efetivo da Fundação Escola Superior de Direito Tributário; membro da CEEDC da OAB/RS e da mesma comissão no CFOAB.

Dia 12/11:

9h – Abertura

Jorge Maciel – Advogado; conselheiro seccional da OAB/RS; presidente da CEEDC da OAB/RS e presidente da Cooperativa de Crédito dos Advogados e das Advogadas do RS.

Mediação:

Ronaldo Chaves Gaudio – Advogado; mestre em Regulação, Concorrência, Inovação e Desenvolvimento; presidente da Comissão Especial de Cooperativismo da OAB Nacional.

Palestras: Impactos dos Projetos da Reforma Tributária no:

Ramo Agropecuário – Paulo Caliendo – Advogado, professor titular de Direito Tributário da PUC-RS e ex-conselheiro do Carf.

Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços –  Élbio Senna – Advogado e membro da CEEDC da OAB/RS.

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - CEEDC
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2021 OAB/RS - CEEDC    |    Desenvolvido por Desize