CEEDC

COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDOS DO DIREITO COOPERATIVO

NOTÍCIAS

30.08.19   

Conselho Pleno da OAB/RS aprova criação da Comissão Especial de Estudos do Direito Cooperativo

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

A OAB/RS vai ganhar mais uma importante comissão especial. Na sessão ordinária, realizada na tarde desta sexta-feira (30), o Conselho Pleno da Ordem gaúcha aprovou, por unanimidade, a proposta de criação da Comissão Especial de Estudos do Direito Cooperativo.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, salientou o engajamento da advocacia gaúcha por se manter atualizada e preocupada com temas relevantes: “Vejo com alegria esse trabalho dos nossos conselheiros e dos colegas nas subseções. A questão do cooperativismo é crescente na sociedade”, salientou Breier, que conduziu os trabalhos da sessão no 14ª andar da sede da entidade, em Porto Alegre.

O voto favorável à criação da nova comissão foi lido pelo conselheiro seccional Gerson Fischmann. Ele destacou o fato de o Rio Grande do Sul ser referência nacional em cooperativismo. Além disso, são 434 cooperativas e 2,7 milhões de associados somente no Estado. “Estamos levando educação cooperativa para a advocacia. Com a comissão, poderemos aperfeiçoar os conhecimentos dos colegas e a legislação do setor”, salientou Fischmann. O pedido de criação foi subscrito por 46 advogados.

Proponente do tema, o conselheiro seccional Jorge Maciel saudou a presença do advogado Kleiber José Buzzi Rocchi, que já trabalha com Direito Cooperativo na subseção de Santa Maria, na região central do Estado. “Essa aprovação reforça nosso trabalho. Gratifica e reanima”, destacou. Maciel é o atual presidente da COOOAB-Cred, a cooperativa de crédito dos advogados.

Regimento TED

Na sessão ordinária desta sexta-feira, a conselheira seccional Regina Soares informou sobre o andamento da revisão do Regimento Interno do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/RS. Segundo a relatora, as sugestões de alterações serão concluídas na próxima semana, devendo os conselheiros seccionais analisarem antecipadamente. “São muitos encaminhamentos que chegaram, no sentido de qualificar e dar ainda mais credibilidade ao tribunal”, explicou.

Morosidade do Judiciário

A morosidade no Judiciário também foi pauta da reunião do Conselho Pleno. Relatos de diferentes comarcas atestam as dificuldades que a advocacia e os cidadãos enfrentam, com processos tendo movimentações a cada seis meses. Advogados e advogadas registraram a insatisfação de clientes com essa realidade, prejudicial para a cidadania e até mesmo para a economia gaúcha, já que os processos se arrastam por anos até uma decisão. “Esse tema estará em destaque na próxima edição do Colégio de Presidentes de Subseções. Vamos enfrentar essa realidade que preocupa toda a sociedade. Precisamos ter alguma mudança nessa realidade”, salientou Breier. O Colégio de Presidentes será realizado nos dias 3 e 4 de outubro no OAB/RS Cubo, em Porto Alegre.

 

Texto: Martin Behrend
Fotos: Lucas Pfeuffer
Assessoria de Comunicação da OAB/RS

(51) 3287-1821 / 1867

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - CEEDC
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2021 OAB/RS - CEEDC    |    Desenvolvido por Desize