CMA

COMISSÃO DA MULHER ADVOGADA

NOTÍCIAS

25.06.20   

Cine Debate “O Silêncio dos Homens” propõe a discussão sobre igualdade de gênero

post.jpg

O silêncio imposto aos homens, seja verbal ou emocional, traz danos, não apenas aos homens, mas às mulheres também. Violência doméstica, assédio, suicídio, ausência de mulheres em posições de poder, alto número de encarceramento entre os homens, são apenas alguns exemplos dos problemas que têm origem desde a criação dos meninos e homens, a partir do modelo de masculinidade imposto. Para debater essas e outras questões, no dia 30 de junho, às 20h, a Comissão da Mulher Advogada (CMA) organizará um Cine Debate online sobre o documentário “O Silêncio dos Homens”. A iniciativa, promovida pelo Grupo de Trabalho Em Defesa das Mulheres da CMA, pretende discutir e aprofundar essas reflexões sobre igualdade de gênero, feminismo, masculinidade tóxica, entre outros.

A presidente da CMA, Claudia Sobreiro, ressalta que é papel da comissão debater todas as pautas que envolvam discriminação de gênero: “Os homens, com estes modelos rígidos de criação, não são felizes, sofrem também com o silêncio. Trazendo o tema ao debate muitas pessoas podem se identificar e traçar novos paradigmas pessoais. A Constituição Federal garante a igualdade entre homens e mulheres, e decorridos quase 32 anos desde sua promulgação, o debate precisa avançar, com ações afirmativas, reduzindo a desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres em todas as esferas da vida social, política e institucional”, argumenta.

A coordenadora do GT Em Defesa das Mulheres da CMA, Camilla Feoli Leal, destaca que o evento foi pensado de maneira coletiva: “Queremos instigar o debate sobre igualdade de gênero. Teremos a mediação da conversa, a manifestação dos palestrantes e a participação dos inscritos. Devido ao período de pandemia, essa foi uma maneira que encontramos para dar continuidade, de forma online, e não parar com os trabalhos do GT”, explica.

Como participar:

Cada inscrito deve assistir o documentário na sua casa antes para poder participar do debate com integrantes da CMA e a psicóloga Ivanice Beatriz de Oliveira Lopez.

Para se inscrever no Cine Debate, clique aqui.

Documentário:

O Silêncio dos Homens é um documentário que discute a masculinidade tóxica. A iniciativa Papo de Homem, uma plataforma que produz conteúdo crítico sobre masculinidade, lançou o documentário em 2019. A obra tem o objetivo de provocar a reflexão sobre o modelo masculino que se impõe sobre meninos e homens, e como isso acaba por silenciá-los ao longo da vida. O documentário é fruto de um estudo que ouviu mais de 40 mil pessoas. Além de abordar as dores e omissões, o Silêncio dos Homens trata também do processo de mudança e o desejo de outras masculinidades possíveis e saudáveis. 

Assista o documentário na íntegra nesse link: O Silêncio dos Homens

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Istagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul - CMA
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2020 OAB/RS - CMA    |    Desenvolvido por Desize