Trabalho da CDAP busca fortalecer e defender as prerrogativas dos advogados


01.10.12

Interiorização, profissionalização e ampliação do número de plantonistas são algumas medidas adotadas pela CDAP para o aprimoramento do trabalho em prol da classe.

Buscando aprimorar seu trabalho em prol dos advogados, a Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB/RS investe em interiorização, profissionalização, ampliação do número de plantonistas, encontros estaduais, nova cartilha, entre outros.

O presidente da CDAP, conselheiro seccional Marcelo Bertoluci, afirma que a entidade está mobilizada para combater ilegalidades e ofensas praticadas contra os profissionais da advocacia.

"É fundamental que o advogado saiba suas prerrogativas, para buscar o apoio da OAB/RS, pois a defesa destas é uma bandeira permanente da Ordem e é extremamente necessária para o exercício da advocacia", destaca o presidente da entidade, Claudio Lamachia.

Interiorização

Por meio da Caravana das Prerrogativas, que integra o programa de fortalecimento e interiorização regionalizada da CDAP. Por meio da iniciativa, a Ordem gaúcha percorreu as 106 subseções, realizando audiências públicas com os advogados do Interior e da Capital. O objetivo foi agir diretamente no foco em que ocorre algum conflito.

Durante a iniciativa, o aviltamento da verba honorária foi um dos problemas mais apontados pelos profissionais. Neste sentido, a CDAP oficiou juízes, buscando informações e soluções.

"A Ordem tem que participar ativamente da vida do advogado, pois este trabalho é fundamental para que a entidade consiga agir de maneira pontual e rápida em cada conflito", afirma Bertoluci.

Profissionalização

A profissionalização consiste em quatro diretrizes: pronto-atendimento, qualidade, transparência e eficácia.

Segundo Lamachia, "é meta o investimento contínuo na profissionalização da CDAP, que tem como função principal a defesa das prerrogativas dos advogados".

Plantonistas

Sete advogados integram o plantão permanente 24h, defendendo e prestando assistência aos inscritos na Ordem gaúcha sempre que estes profissionais sofrerem restrições ao livre exercício da profissão.

Atuando de forma voluntária, os advogados plantonistas, ainda que não sejam contratados da OAB/RS, contribuem para o fortalecimento da classe.

Para conferir o telefone dos plantonistas, clique aqui.

Cartilha

Os advogados têm acesso à Cartilha da CDAP tanto na versão digital, que está tanto no site da entidade como na versão impressa. No documento, o advogado pode esclarecer suas dúvidas e saber mais sobre as prerrogativas.

Formulário de avaliação de atendimentos

A Comissão também disponibilizou no site da entidade um formulário de avaliação de atendimentos com a intenção de qualificá-los, oferecido aos advogados que recorrem à entidade. Para acessá-lo clique aqui.