Consultas Integradas: Bertoluci reĂșne-se com presidente da Acriergs


14.10.13

O encontro tratou do requerimento da OAB/RS ao MP, solicitando informações sobre uso do Sistema de Consultas Integradas por promotores de Justiça da Vara do Júri da Capital.

Na tarde desta segunda-feira (14), o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, juntamente com o secretário-geral da entidade, Ricardo Breier, recebeu o presidente da Acriergs, César Peres.

A reunião tratou do requerimento da Ordem gaúcha ao Ministério Público, solicitando informações em razão das denúncias sobre o uso do Sistema de Consultas Integradas envolvendo promotores de Justiça atuantes na Vara do Júri de Porto Alegre.

“Estamos atentos ao caso e em interlocução com o MP. Entendemos que a igualdade de trabalho entre os operadores do Direito é necessária”, afirmou Bertoluci, ressaltando o que assegura o artigo 6º do Estatuto da Advocacia e da OAB: Não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíproco.

Peres saudou a iniciativa de Bertoluci em instaurar procedimento de Desagravo Público em relação a algumas expressões utilizadas pelo promotor de Justiça, Eugênio Amorim, em entrevista à imprensa, pois “tais declarações, além de representarem verdadeira afronta à classe dos advogados, desmerecem o indispensável papel a ela outorgado, pela Constituição Federal, na administração da Justiça”.

Juliana Jeziorny
Jornalista – MTB 15.416