Comissão Especial de Arbitragem da OAB/RS promoverá painel na próxima quarta-feira (13)


12.08.08

A Comissão Especial de Arbitragem da OAB/RS, presidida por Ricardo Ranzolin, realizará na próxima quarta-feira (13), um painel com o tema “A Participação da Sociedade Civil na Realização da Justiça”.

O evento ocorrerá no Campus de Porto Alegre da UniRitter - Auditório 1 ( Rua Orfanatrófio, 555 – Alto Teresópolis), a partir das 8h. Os interessados na obtenção de certificado devem realizar a inscrição na Secretaria Acadêmica, ao custo de R$ 5,00.

O painel, coordenado pelo advogado membro da Comissão de Arbitragem da OAB/RS e coordenador do Núcleo de Extensão em Mediação e Arbitragem da UniRitter, Eduardo Silva da Silva, trará como palestrantes os advogados Samir Alves Merlo e Pedro Flack.

Na ocasião, serão discutidos quais os limites da participação da sociedade na realização da justiça, que formas podem ser empregadas pelos cidadãos e empresas para superar conflitos. A intenção é salientar a crescente inserção dos meios complementares de acesso à justiça na sociedade brasileira, com amplo destaque para a arbitragem.

A técnica da arbitragem tem largo emprego em todo o mundo, sobretudo nas disputas relacionadas ao direito empresarial. O Brasil figura entre os países que mais demandas possuem no âmbito da Câmara de Comércio Internacional em Paris.