Banrisul orienta recebimento de alvarás durante o período de greve dos bancários


15.10.15

A instituição informou que os advogados poderão solicitar ao Poder Judiciário a emissão de alvará automatizado em substituição ao alvará em papel.

Em resposta ao ofício da OAB/RS, que requeria a garantia de atendimento bancário aos advogados em razão do movimento grevista deflagrado pelos bancários, o Banrisul informou que os advogados poderão solicitar ao Poder Judiciário a emissão de alvará automatizado em substituição ao alvará em papel.

Conforme o documento formulado pelo banco, funcionários estão sendo realocados de forma a priorizar as situações mais críticas, dentre essas a prestação dos serviços forenses. A resposta também observa que a automação do processo permite o recebimento dos recursos diretamente como crédito em conta no Banrisul e/ou DOC/TED, que independem de comparecimento a uma agência bancária, ou, ainda, Ordem de Pagamento que, por sua vez, pode ser sacada em qualquer agência do banco.

No ofício da Ordem gaúcha, assinado pelo presidente da entidade, Marcelo Bertoluci, e pelo presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas, Eduardo Zaffari, o requerimento deve-se ao fato de que não há previsão para o término da greve, que teve significativa adesão, com acentuados reflexos no Estado. O documento destaca ainda, que o objetivo é evitar maiores danos à advocacia gaúcha e especialmente às partes interessadas dos processos.

O ofício foi encaminhado também ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal.

Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528