V Colégio de Presidentes de Subseções: diretoria da OAB/RS anuncia o INSS Digital


27.04.18

Seguindo os trabalhos do V Colégio de Presidentes de Subseções, o presidente da OAB/RS, encaminhou a pauta sobre o INSS Digital para que os colegas pudessem deliberar sobre os problemas enfrentados no atendimento presencial das agências do INSS: a falta de funcionários nas agências, as dificuldades no atendimento da advocacia e os problemas no tempo de concessão na plataforma dos guichês destinados aos advogados.

A presidente da subseção de Tramandaí, Amanda do Nascimento da Silveira, destacou que a cidade perdeu um posto do INSS, o que ocasiona a necessidade de deslocamento dos advogados da região ao município de Osório. Infelizmente, os colegas estão utilizando o tempo de uso do guichê dos advogados sem respeitar limites de tempo. “Assim, muitos colegas não conseguem utilizar o atendimento. ”, afirmou Amanda. Além da subseção de Tramandaí, a presidente da subseção de Canoas, Eugênia Reichert e o presidente da subseção de Santa Rosa, Gilberto Kieling, aferiram problemas com atendimento em suas regiões.

“Cabe a mim, então, dar a grande notícia: a partir da próxima semana, o cadastro do INSS Digital estará em funcionamento em nosso site”, informou o diretor-tesoureiro da OAB/RS, André Luis Sonntag. “Seguimos fielmente as recomendações do presidente Ricardo Breier e encerramos, ontem, os testes com mais de cem membros dos colegas da Comissão Especial de Previdência Social”, aferiu Sonntag.

Sonntag explicou que a implantação do INSS Digital pela OAB /RS amenizará muitos dos problemas que os colegas enfrentam em suas rotinas. “A partir da semana que vem, lançaremos e tornando público o cadastramento do INSS Digital no sítio da Ordem”, destacou.

O vice-presidente da Comissão Especial de Previdência Social, Tiago Kidricki, parabenizou a diretoria pelo empenho e pela rapidez na implantação. “A informatização é algo sem volta, esse anúncio é muito bem-vindo”, disse.

Encaminhamento da presidência

A partir das informações elencadas, o presidente Ricardo Breier, apresentou o encaminhamento: “Ficará registrada, na Carta, a conquista do INSS Digital que, acredito, auxiliará os colegas na operação de seu trabalho”, afirmou Breier. “Também encaminharemos um treinamento, junto à ESA, para qualificar os advogados na operação do INSS Digital “, destacou.

Além disso, a seccional gaúcha, para minimizar os problemas no atendimento, irá representar as subseções, orientando que façam assembleias regionalizadas para advertirem os advogados sobre a recomendação do tempo máximo de uso dos guichês de atendimento.