Projeto ESA Cultural: ESA/RS lança livro Direito Privado Comparado


07.05.19

A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) promoveu, na tarde da segunda-feira (6), por intermédio do projeto ESA Cultural, o lançamento do livro Direito Privado Comparado, escrito pelo vice-presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor (CEDC), Bruno Miragem, com coautores. A obra se trata de uma comparação entre o Direito brasileiro e vários outros sistemas jurídicos, como norte americano, alemão, italiano e francês.

A obra foi feita no programa de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no programa de Pós-graduação em Direito, com a contribuição de vários doutorandos, doutores e mestres. A ideia, a partir da comparação feitas entre os sistemas jurídicos, é tentar compreender melhor o nosso Direito Brasileiro e também o aperfeiçoar, buscando nesses vários países elementos que ajudem a entender melhor o Direito brasileiro.

Bruno explica que o livro foi escrito permeando várias áreas do Direito privado. Como dos contratos, da responsabilidade civil, processos indenizatórios e em matéria de propriedade, nos mais diversos temas, buscando trazer para o direito brasileiro uma contribuição original. “O tema traz informações sobre outros sistemas jurídicos que nos ajudam a construir argumentos nas redes forenses e como entender a origem de certas disposições da nossa legislação, de onde vieram as nossas leis, para melhor utilizar isso na sua atuação cotidiana”, argumentou Miragem.

Sobre o projeto ESA Cultural e como participar

O lançamento do livro é uma realização do Projeto ESA Cultural, que visa à aproximação da advocacia gaúcha com obras de autores advogados(as) gaúchos(as). Nesta noite, será debatida a obra, e haverá sessão de autógrafos com o autor. As inscrições podem ser realizadas pelo Portal do Aluno, através do link portaldoaluno.oabrs.org.br .

Os (as) advogados (as) que quiserem divulgar as suas obras literárias ou atividades culturais devem enviar um e-mail para: esacultural@oabrs.org.br. O ESA Cultural também está aberto para colaboradores de outras áreas que queiram participar de eventos do projeto.

Fotos e Texto: Niége Moreira
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821