Advocacia 4.0: Gestão e Inovação foi tema de palestra na ESA


30.07.19

Promovido pela Comissão de Direito da Tecnologia e Inovação (CDTI) em parceria com a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS, o debate “Advocacia 4.0: Gestão e Inovação” ocorreu na noite desta segunda-feira (30), na sala de Teleaula da ESA.

A Advocacia 4.0 consiste em enxergar a tecnologia como uma aliada e utilizar ferramentas digitais para otimizar o tempo do advogado. Com a sala de aula cheia, o presidente da CDTI, Filipe Mallmann, iniciou o evento, falando sobre a revolução que a advocacia 4.0 representa e a importância de os profissionais se adaptarem a ela. “Estas palestras têm o objetivo de preparar o advogado para que ele consiga operar seu escritório nesta nova realidade do mercado. Abordando de forma prática, organização, plano de negócios, melhores ferramentas, softwares jurídicos, melhores processos, enfim, o mindset do advogado, dessa nova advocacia, para que ele possa trabalhar de forma mais fluída”, afirmou Malmann.

A advogada Valentine Marzulo Reverbel falou aos alunos sobre a ferramenta Business Model Canvas e sobre como aplicá-la nos escritórios de advocacia. “Essa ferramenta é muito utilizada por empresários de startups no auxílio da gestão e visão de negócio. Os advogados acabam por não se enxergarem como empresários e não utilizam esses instrumentos facilitadores. Na verdade, os escritórios são, sim, empresas e os advogados são empreendedores. O Canvas possibilita que o advogado tenha o seu modelo de negócio, sua proposta de valor, saiba quem são seus clientes, seus meios de organização, auxilia na busca de soluções inovadoras, na alocação de recursos, enfim em todo o planejamento de gestão”, explicou Valentine.

Mais duas palestras completaram a noite: Escritório Digital 4.0, ministrada pelo advogado, membro da CDTI, Marcos Laguna; e a palestra Softwares jurídicos e Controladoria, ministrada pelo advogado, consultor e professor, Gustavo Rocha.

Os advogados inscritos no evento falaram sobre o curso e a importância de atualização: “Essas iniciativas da ESA e da OAB/RS são muito importantes para nos atualizarmos e levarmos esse conhecimento para o nosso trabalho, dia a dia. Hoje, temos a digitalização de quase todos os processos físicos, praticamente todos os processos são eletrônicos, então quem não se adequar vai acabar ficando para trás. E também queremos fazer parte dessa revolução 4.0, pois quanto maior a inclusão da tecnologia no nosso trabalho, melhor”, afirmou o advogado, Richard dos Santos Dias.

“Não há como negar que a tecnologia veio para ficar, e o Direito sempre foi uma área muito conservadora, por isso temos que nos adequar a esse novo momento que está invadindo nosso mercado. A gente precisa correr atrás para estar sempre atualizado e prestar um serviço de boa qualidade à sociedade”, ressaltou a advogada Stephanie Barros.

Você pode conferir outros cursos e eventos promovidos pela ESA - OAB/RS aqui.

 

Texto e fotos: Evelyn Berndt
Assessoria de Comunicação da OAB/RS
(51) 3287-1821 / 1867