Inteligência Artificial e o Processo: Evento do Mês da Advocacia discute as implicações da tecnologia no âmbito do direito


16.08.19

O diretor-tesoureiro da OAB/RS, André Luis Sonntag e a secretária-geral adjunta, Fabiana Barth, estiveram presentes ao VI Simpósio de Processo Civil – Inteligência Artificial e o Processo: O Futuro dos Tribunais, organizado pelo Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS) em parceria com a Escola Superior de advocacia da OAB/RS (ESA/RS), realizado no auditório do OAB/RS Cubo na manhã desta sexta-feira (16). Ao todo, houve a participação de oito palestrantes, divididos em dois painéis, além das palestras de abertura e de encerramento.

A secretária-geral adjunta da Ordem, Fabiana Barth, ressaltou a importância do evento e a necessidade de atualização e capacitação da advocacia para o uso das novas tecnologias: “Ainda na onda da Festa do Rubi, Lulu Santos canta ‘Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia’. Esse trecho destaca muito bem o que vivemos e estamos para viver com as novas tecnologias que nos impactam e renovam nosso ofício diariamente. Agradeço, em nome da seccional, ao IARGS por organizar um evento tão relevante para nossa classe”.

A presidente do IARGS e ex-secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Cabral, agradeceu à Ordem gaúcha e à ESA/RS pela parceria e pelo constante apoio e “zelo que possuem, no tocante ao aprendizado de nossa classe e à melhor capacidade de atuarmos. A Inteligência Artificial cada vez mais está implantada em tribunais, portanto o IARGS se mobilizou para promover este evento”, afirmou.

“Todos sabemos que, hoje, não basta dominarmos o conteúdo dos códigos de Processo e Regimentos dos Tribunais. Se não soubermos manejar com os métodos eletrônicos de comunicação, ficaremos fora do mercado de trabalho”, reiterou a diretora financeira do IARGS e coordenadora geral do simpósio, Maria Isabel Pereira da Costa.

Presenças

Também compareceram ao evento: o vice-diretor da ESA/RS, Darci Guimarães Ribeiro; a conselheira federal da OAB/RS, Greice Stocker; a diretora secretária do IARGS, Ana Lúcia Piccoli; o vice-presidente da Comissão de Direito da Tecnologia e Inovação da OAB/RS, César Sulzbach; e a coordenadora do evento e associada do IARGS, Ana Amélia Prates.

Texto e fotos: Leonardo Kaller
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287-1821/1867