Posso anular meu voto?


04.10.20

Caso não tenha preferência por candidato algum, é possível anular o voto. Para isso, digite 00 (ou qualquer outro número que não corresponda a nenhum participante na disputa) na urna e aperte a tecla verde Confirma. Por isso, é muito importante que você confira na urna a foto e o nome do candidato escolhido, pois, caso você erre, acaba invalidando seu voto.

Se o seu objetivo for realmente não votar em ninguém, outra maneira de fazer isso é apertar a tecla Branco e depois a tecla verde Confirma. Na prática, tanto o voto nulo quanto o voto em branco tem o mesmo efeito.

Votos nulos ou brancos vão para o primeiro colocado?

Um dos mitos sobre votos nulos e brancos diz que estes vão para o candidato que está na frente da disputa, mas isso é mentira. Tanto um quanto o outro não são contabilizados para ninguém. Esta confusão existe porque, antes da Constituição Federal de 1988, os votos em Branco eram colocados, no final, como votos para o vencedor – cenário no qual o voto Branco não influenciava a disputa, mas era dado para o primeiro colocado como se fosse um voto de “conformismo” para aquele ganhou as eleições. Por isso, na prática (para além da questão estatística, já que votos Brancos e Nulos são contados separadamente), ambas as opções não influenciam de forma alguma no processo eleitoral.

Votos nulos ou brancos não forçam novas eleições

Outro mito que sempre volta nessa época é o de que se mais de 50% dos votos em uma disputa eleitoral forem nulos, novas eleições precisam ser chamadas e com novos candidatos. Isso não é verdade. O processo eleitoral leva em conta somente os votos válidos (ou seja, dados para algum dos candidatos) e, assim, a contagem para saber quem será eleito é feita ignorando votos brancos ou nulos.