CEDFS e CRPRS se reúnem com Corregedora-Geral do TJRS para tratar sobre perícias psicológicas


27.04.21

Com o objetivo de tratar da perícia psicológica em processos judiciais no Estado, a Comissão Especial de Direito de Família e Sucessões da OAB/RS (CEDFS) e o Conselho Regional de Psicologia do RS (CRPRS) se reuniram com a Corregedora-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do RS, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak. O encontro aconteceu de forma online na manhã desta terça-feira (27).

A CEDFS, em conjunto com o CRPRS, protocolou um ofício junto a Corregedoria-Geral do TJRS, solicitando a nomeação de novos psicólogos judiciais, assim como uma maior agilidade na realização das perícias nos processos de família. O presidente da CEDFS, Conrado Paulino da Rosa, destacou o trabalho desenvolvido pela comissão referente ao assunto e que foi apresentado na reunião: “Na oportunidade, apresentamos também à corregedora-geral do TJRS o dossiê, demonstrando a necessidade de mais qualificação e observância aos ditames do Código de Processo Civil (CPC) por parte dos peritos terceirizados”, frisou.

A desembargadora recebeu as informações e afirmou que, em conjunto, a CEDFS, o CRPRS e o TJRS irão trabalhar para a construção de ações e para a melhoria dos serviços periciais nas demandas judiciais, principalmente no que diz respeito às crianças e aos adolescentes.

Desde o ano passado, a CEDFS possui um Grupo de Trabalho destinado a analisar a efetividade dos trabalhos das perícias interdisciplinares no Judiciário. Coordenam o GT os advogados, membros da comissão, Graziela Rigo Ferrari e Pedro Verdi.