Conselho Pleno aprova, por unanimidade, as prestações de contas da OAB/RS e da CAA/RS do ano de 2020


28.05.21

O Conselho Seccional da OAB/RS esteve reunido, na tarde desta sexta-feira (28), em mais uma sessão ordinária. Ainda de forma virtual, para evitar aglomerações e assegurar o distanciamento controlado, os conselheiros avaliaram e debateram temas relevantes para a advocacia gaúcha.

O encontro, no formato remoto, foi conduzido pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, que, mais uma vez, destacou o trabalho realizado pelos conselheiros num dos momentos mais angustiantes da história da Ordem. “É preciso ressaltar a participação de todos. A advocacia vive dias de apreensão há muitos meses, em razão da pandemia. A união é fundamental para superarmos este longo momento de turbulência”, avaliou Breier.

Na sessão desta sexta-feira, os conselheiros seccionais aprovaram, por unanimidade, as prestações de contas da OAB/RS e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) no exercício de 2020. O processo de avaliação das contas da OAB/RS teve como relator o conselheiro Fabio Scherer de Moura, enquanto o relator do processo da CAA/RS foi o conselheiro Darci Guimarães Ribeiro.

O tesoureiro da OAB/RS, André Sonntag, agradeceu o reconhecimento pelo trabalho realizado, salientando as dificuldades enfrentadas em razão da pandemia, que afetou diretamente a advocacia: “Ainda estamos num momento de crise, que foi muito forte em 2020. Num trabalho em equipe, estamos conseguindo superar as dificuldades”, analisou Sonntag. Ele aproveitou para destacar a digitalização realizada dentro da entidade, contando com praticamente 100% dos processos e podendo ser consultados de forma eletrônica. Foi mais um avanço dentro da entidade.

O presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin, reforçou que, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia, a Caixa seguiu cumprindo seu papel de cuidar dos advogados e das advogadas. “Foi possível, por exemplo, ampliar auxílios diante de um momento tão delicado para muitos colegas”, salientou. O tesoureiro da Caixa, Gustavo Juchem, frisou que nunca tinha vivenciado um ano tão difícil dentro da entidade. O ajuste das despesas foi fundamental para que a Caixa se mantivesse realizando seu trabalho de auxílio aos colegas”, comentou Juchem.

O trabalho realizado por André Sonntag e Gustavo Juchem, administrando as finanças da OAB/RS e da CAA/RS nesta época tão complexa, foi reconhecido pelo Conselho Pleno. Por iniciativa da conselheira Regina Soares, foi aprovado Voto de Louvor aos dois tesoureiros pela gestão séria e comprometida com os recursos financeiros da Ordem gaúcha.

Na sessão, também ocorreu a aprovação, por unanimidade, da Proposta Orçamentária da CAARS- Exercício de 2021. O relator foi o conselheiro Daniel Junior de Melo Barreto.