Ordem gaúcha premia vencedores da 1ª Jornada Científica sobre perspectivas da Arbitragem


17.12.10

O evento, que homenageia um dos pioneiros da Arbitragem no Brasil – Guido Fernando da Silva Soares –, será realizado, na próxima terça-feira (21), no Auditório da ESA (Rua Washington Luiz, 1110 – 8º andar).

A OAB/RS, por meio da Comissão Especial de Arbitragem (CEA), juntamente com a Escola Superior da Advocacia (ESA), promove a entrega da premiação aos estudantes de Direito vencedores da 1ª Jornada Científica Guido Fernando Silva Soares. O evento será realizado, na próxima terça-feira (21), no Auditório da ESA (Rua Washington Luiz, 1110 – 8º andar).

A jornada científica homenageia um dos pioneiros da Arbitragem no Brasil: Guido Fernando da Silva Soares, falecido em 2006. Professor da USP, diplomata e grande incentivador do meio arbitral antes mesmo da Lei 9.307/96, deixou forte contribuição ao Rio Grande do Sul, tendo participado de inúmeros eventos locais e de bancas de mestrado e doutorado. Quando da criação do Núcleo de Arbitragem do UniRitter, em 2003, foi presença vivaz e motivadora no seminário Arbitragem e Direito da Empresa, que deu origem à atividade acadêmica nesta área.

Segundo o presidente da CEA, conselheiro seccional Ricardo Borges Ranzolin, em agosto, durante o “Simpósio OAB e Arbitragem: perspectivas da arbitragem no Rio Grande do Sul”, houve a apresentação de pesquisas acadêmicas sobre Direito Empresarial e sua relação com a arbitragem. O evento foi promovido pela Ordem gaúcha, pelo Centro de Arbitragem da Câmara Brasil-Canadá, pela Secretaria Nacional de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, pela Câmara de Mediação e Arbitragem do Conselho Regional de Administração e pelo Centro Universitário UniRitter.

“A discussão, inquirição e debate dos trabalhos aconteceram perante banca composta por especialistas na área, contando com a ativa participação de José Emílio Nunes Pinto, reconhecido jurista, membro da lista de árbitros de instituições reconhecidas em todo o mundo”, explicou Ranzolin.

Confira os trabalhos premiados:

Arbitragem no Direito dos seguros
De Bianca de Cambraia Flores (Uniritter),
Orientada pelo Prof. Dr. Eduardo Silva da Silva.

A teoria de jogos na formação de contratos com cláusula compromissória
De Eduardo Miguel Serafini Fernandes (UFRGS),
Orientado pela Profa. Dra. Vera Maria Jacob de Fradera.
 
A arbitragem empresarial do Brasil e os reflexos da autonomia privada
De Giovana Valentiniano Benetti (UFRGS),
Orientada pela Profa. Dra. Judith Martins-Costa.
Os alunos serão homenageados em cerimônia que contará com a presença de membros da Diretoria da Escola Superior da Advocacia e da Comissão Especial de Arbitragem da OAB RS.