Pesquisa Estadual sobre Prerrogativas e Valorização da Advocacia inicia nesta quinta-feira (1º)


30.11.11

Presidente da OAB/RS conclama advogados de todo o Estado a responderem o questionário, até o dia 15 de dezembro, por meio do site da entidade. 

A partir do meio-dia desta quinta-feira (1º) até o dia 15 de dezembro, os advogados de todo o Estado podem responder a Pesquisa Estadual sobre Prerrogativas e Valorização da Advocacia por meio do site da OAB/RS. 

A iniciativa – que faz parte da primeira etapa do Provalor - Programa Permanente de Valorização da Advocacia – é do Centro de Estudos (CEOAB) em parceria com as Faculdades de Direito da Esade e do UniRitter Porto Alegre, que formam a Rede Laureate de Ensino Superior. Ainda conta com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP). 

O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, destaca o caráter inédito da pesquisa, que visa o fortalecimento das prerrogativas dos advogados e a valorização da profissão. "Ao traçar um panorama integral das dificuldades enfrentadas pelos profissionais no cotidiano, a entidade está quebrando paradigmas. Por isso, conclamamos todos os advogados do Estado a participarem deste levantamento", afirma. 

Segundo o diretor do CEOAB, Jader Marques, a aplicação da pesquisa do Provalor dependerá, essencialmente, da participação dos profissionais. "É fundamental a mobilização das diretorias das subseções para incentivar seus colegas a responderem o questionário no site da OAB/RS. O objetivo desse estudo é buscar meios que resultem na valorização da advocacia", explica. 

O convênio com a Esade e o UniRitter ainda possibilitará que alunos bolsistas, sob supervisão dos professores de Direito, realizem a tabulação dos resultados sobre as questões que vem dificultando o exercício da advocacia.