Página inicial
CAA/RS | ESA | OAB Prev
15.05.21  |  17h20

Avanços nos sistemas do TJRS: confira todas as plataformas e serviços já em operação


Compartilhar

A recuperação dos sistemas de informática do Tribunal de Justiça do RS (TJRS) avança, com a recuperação dos principais sistemas judiciais, administrativos e de comunicação. Não houve perdas de dados e alguns operam com pequenas restrições, segundo o Judiciário gaúcho.

Entre os progressos obtidos no final desta semana, foram restabelecidos os sistemas do Diário da Justiça Eletrônico, Methis (utilizados pelos CEJUSCs), o Plantão Web 2G, Themis 1G das comarcas do interior, Portal PEC, SASV (agendamento audiências com videoconferências), Gestão de Estágios.

A plataforma para Alvarás Eletrônicos está em fase de testes finais. Pastas de rede encontram-se em recuperação intermediária.

Os prazos de processos eletrônicos voltam a fluir a partir do dia 17/5/2021, conforme a Resolução nº 005/2021-P.

Na Comarca da Capital, o retorno gradual às atividades presenciais, com atendimento ao público externo, ocorre nesta segunda-feira (17/5). Para as demais comarcas do Interior, a previsão será oportunamente informada pela Corregedoria-Geral da Justiça (conforme disposto no Ato nº 042/2021-CGJ).

Previsão de retorno total à normalidade: 15 de junho. Essa é uma data de referência, podendo ser concluída antecipadamente, pois o restabelecimento está sendo gradativo.

O acesso remoto via Metraframe e VPN continua vedado.

Todas as normativas e comunicações relativas à recuperação dos sistemas de informática encontram-se disponíveis no site do TJRS: www.tjrs.jus.br e demais redes oficiais.

Confira a seguir os sistemas e serviços em operação e o que se encontra em fase de recuperação:

Sistemas de Comunicações

Apoio aos sistemas judiciais

Sistemas Administrativos

Equipamentos

Foram realizados como previsto os trabalhos de revisão de equipamentos nas áreas-chave dos prédios do Palácio da Justiça e TJ, atendidos todos os gabinetes do TJ prédio Anexo, com o kit básico (computador do magistrado e dois na assessoria). Já sendo realizada a segunda passagem revisional.

A revisão de equipamentos no Foro Central I e II atingiu 65% e 100% concluídos, respectivamente, com o kit básico. Foros Regionais concluídos com o kit básico.

No interior, a revisão dos equipamentos prioriza as salas de audiências, digitalização e segurança dos prédios.

Informações da Corregedoria-Geral da Justiça para o público externo

Os sistemas de processo eletrônico eproc e e-Themis estão disponíveis, porém algumas comunicações externas ainda não foram restabelecidas, o que afeta os seguintes serviços:
• Envio de Cartas ARs para os correios: os ARs podem ser expedidos, mas o envio aos Correios ainda não foi restabelecido, o que poderá atrasar o recebimento pelos destinatários e consequentemente o retorno ao processo
• Guias de custas e depósitos judiciais: podem ser emitidas, porém, não estamos recebendo, de forma automática, os registros de quitação por parte do Banrisul. Assim, por ora, é necessária a juntada da comprovação de quitação, evitando cobranças em duplicidade
• Expedição de alvarás eletrônicos: indisponível
• RPVs estaduais: podem ser expedidas, mas não estão sendo comunicadas à Secretaria da Fazenda do RS

 

*Com informações da Assessoria de Imprensa do TJRS

 

 

JORNAL DA ORDEM
RSS Spotify YouTube Flickr Istagram Facebook Twitter
Versão Desktop