Página inicial
CAA/RS | ESA | OAB Prev
13.05.21  |  11h36

CEIR cultural debate arte e Direito em lives com artistas negros


Compartilhar

Nos meses de abril, maio e junho, a Comissão Especial da Igualdade Racial da OAB/RS (CEIR) realizará lives quinzenais para conversar com artistas que contribuem com a cultura gaúcha e fomentam o debate sobre a questão racial no Rio Grande do Sul. Os eventos serão sempre às sextas-feiras, 19h, na página da comissão no Instagram: @ceiroabs.

A próxima live será nesta sexta-feira (11) e terá, como convidados, o produtor, ativista social e locutor Marck B; o presidente da Comissão Especial da Igualdade Racial da Subseção de Taquara da OAB/RS, Mateus Pereira; a integrante do Coral Vozes, membro da CEIR da OAB/RS e do Grupo Afro Juristas/RS, Adriana Passos; e a membro da Comissão Especial da Igualdade Racial da OAB/RS, Beatriz Machado.

O objetivo da CEIR é o de ajudar a compreender a contribuição da população negra com o desenvolvimento da cultura brasileira. A presidente da comissão, Karla Meura, explica que o intercâmbio entre arte e o debate jurídico é uma forma de defesa dos direitos fundamentais da sociedade. “O artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura que ‘toda pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade’. Nesse sentido, os encontros serão oportunidades para refletirmos sobre o processo histórico de apagamento das manifestações artísticas produzidas por profissionais negros e negras, elucidando a relação entre Cultura e Direito e oportunizando debates enriquecedores através deles”, afirma ela.

Karla é uma das organizadoras do projeto junto com Leonardo Santos e Jéssica Rosa, presidente e vice-presidente da CEIR da subseção Montenegro, respectivamente. Eles comentam a importância, para o projeto, de convidar artistas de várias áreas. “Inicialmente o projeto seria somente com pessoas cantantes, mas decidimos ampliar os debates com representantes de diversas manifestações culturais, tais como: poesia, teatro, dança e cinema”, relatam.

 

 

JORNAL DA ORDEM
RSS Spotify YouTube Flickr Istagram Facebook Twitter
Versão Desktop