Página inicial
CAA/RS | ESA | OAB Prev
12.05.21  |  13h52

ESA/RS e CESS realizam curso sobre INSS Digital para ensinar e tirar dúvidas da advocacia previdenciarista


Compartilhar

Buscando o aperfeiçoamento e a atualização dos advogados e das advogadas previdenciaristas, a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), em parceria com a Comissão Especial de Seguridade Social (CESS) e com a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (EJUD4), realizará, no dia 24 de maio, às 19h, o curso “INSS Digital Total - aprendendo e tirando dúvidas”. A capacitação, que ocorre anualmente, tem como finalidade a inclusão digital da advocacia bem como auxiliar a categoria na aprendizagem para o uso e sobre como atuar com essa ferramenta. 

O INSS Digital, que conta com quase 15 mil advogados e advogadas inscritos, tem sido uma ferramenta importante para a atuação e os requerimentos dos procuradores. Com o início da pandemia, tornou-se um instrumento essencial para a advocacia previdenciária. Em agosto de 2020, o INSS atendeu um pedido da OAB/RS, através da CESS, e ampliou 45 novos serviços. Já em abril deste ano, possíveis melhorias e novas ferramentas ao sistema do INSS Digital foram propostas à Superintendência Regional e à Gerência Executiva do INSS - Região Sul. 

A diretora da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, ressalta a importância de se realizar anualmente capacitações para a categoria: “O INSS Digital é uma ferramenta que está sempre em constante atualização, através de levantamentos e sugestões de melhorias por parte da Ordem Gaúcha e a CESS . Por isso, é tão importante trazermos profissionais capacitados e com vivência da ferramenta para que, assim, possam auxiliar todos aqueles que querem conhecer o seu funcionamento”.

A palestra será gratuita e aberta ao público, com certificação de 3 horas-aula. O acompanhamento exclusivo ocorrerá pelo Portal do Aluno, clique aqui para se inscrever. Haverá transmissão também pelo canal da Escola no Youtube, mas sem certificação.

O evento iniciará com uma explicação sobre o funcionamento do INSS digital, com todos os seus passos e possibilidades. Já na segunda fase, será uma hora inteira de retirada de dúvidas sobre o sistema. O webinar contará com a presença de duas servidoras públicas do INSS, Daniela Leão de Oliveira, chefe de atendimento do INSS, e Lizania Mendina Rodrigues, chefe de benefícios do INSS, e Maíra Mota Guiotto, vice-presidente da CESS.

O presidente da CESS, Tiago Kidricki, destaca que a advocacia não pode perder o evento, pois as servidoras que participarão do curso fazem partes das mentes que influenciaram e tornaram possível o INSS digital, além disso, a vice-presidente da CESS, trará a visão de quem atua diariamente do lado da advocacia no sistema.

“O curso é fundamental, e o INSS Digital não é um sistema simples, além disso está em constante modificação. A CESS vem incluindo, cada vez mais, novos serviços que, assim, podem ser requeridos pelos advogados e pelas advogadas diretamente do seu escritório. Todos temos dúvidas e situações diferentes também, e esse encontro será uma forma de saná-las”, salienta Kidricki.

INSS Digital

A OAB/RS mentém o cadastramento constante de advogados gaúchos no “INSS Digital”. O programa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garantirá acesso aos processos administrativos do INSS via internet. Os profissionais interessados devem solicitar o cadastramento à seccional gaúcha, clique aqui e saiba mais.

Acompanhe também o nosso Instagram e Facebook para ficar por dentro dos eventos e cursos realizados pela ESA/RS.   

 

 

JORNAL DA ORDEM
RSS Spotify YouTube Flickr Istagram Facebook Twitter
Versão Desktop