Página inicial
CAA/RS | ESA | OAB Prev
12.05.20  |  19h21

OAB/RS realiza nova reunião por videoconferência com presidentes de subseções


Compartilhar

Na tarde desta terça-feira (12), o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, comandou uma nova reunião por videoconferência com presidentes de subseções gaúchas. Foram mais de duas horas de trocas de informações e atualizações de temas, envolvendo a advocacia gaúcha. O encontro também contou com a participação de integrantes da diretoria da seccional. “Essa conversa com os dirigentes de subseções é fundamental, pois eles estão em contato permanente com a advocacia em todas as regiões. E existem diferentes realidades no Estado, enquanto alguns temas são convergentes”, salientou Breier.

Na abertura da videoconferência, o presidente Breier enfatizou que a OAB/RS vem atuando dentro de sua limitação institucional. Ele frisou que, embora haja todo um engajamento em tempos de pandemia, a Ordem gaúcha não conseguirá resolver todos os pleitos dos advogados e das advogadas do Rio Grande do Sul. “Existem decisões que são do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) e que acabam atingindo a atuação dos tribunais, que não tem toda a autonomia. Dessa forma, por mais que se queiram adotar algumas flexibilizações, é preciso acompanhar as determinações do CNJ”, comentou o presidente.

Breier destacou que vem mantendo contatos permanentes com as direções do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4). “Estamos com uma equipe interna, monitorando decisões que possam violar as prerrogativas da advocacia”, frisou Breier.

Entre as principais demandas repassadas pelos presidentes das subseções, está a volta dos servidores do Poder Judiciário. São vários relatos de dificuldades impostas em razão dos fechamentos dos foros pelo Estado. Segundo vários dirigentes de Ordem, a retomada dos trabalhos por parte dos servidores seria muito importante para o andamento dos processos, que já estão comprometidos em razão da suspensão de prazos processuais.

Outra questão importante envolve a digitalização dos processos e a necessidade de ocorrer uma uniformização dos procedimentos. A criação de uma metodologia seria fundamental para que os advogados e as advogadas possam ter mais tranquilidade e credibilidade nas comarcas, onde vem sendo possível digitalizar os processos.

Um outro pedido dos dirigentes envolve a necessidade de encaminhar uma solicitação ao TJRS para que, durante o período de pandemia, não ocorram trocas de juízes das comarcas. Como o momento já é de instabilidade, qualquer alteração representa um impacto para o andamento das atividades, mesmo que isso só ocorra daqui a algumas semanas.

O presidente da Ordem gaúcha considerou ser fundamental que os presidentes repassem informações para a advocacia gaúcha, incentivando que os colegas leiam as notícias registrando o trabalho da OAB/RS. “Precisamos eleger esforços para superar este período. Estamos num tempo de dedicação, lealdade, entrega, paciência e responsabilidade”, ressaltou Ricardo Breier.

Várias demandas e sugestões serão debatidas numa reunião de diretoria da OAB/RS e também servirão como embasamento para posturas que serão adotadas pela entidade. Um novo encontro através de videconferência com os presidentes de subseções deverá ser realizado na próxima semana.

 

 

JORNAL DA ORDEM
RSS Spotify YouTube Flickr Istagram Facebook Twitter
Versão Desktop