Página inicial
CAA/RS | ESA | OAB Prev
07.05.21  |  20h13

Os desafios da Justiça Digital: OAB/RS realizará evento com a presença de autoridades dos Poderes Judiciário e Executivo para debater o tema


Compartilhar

Ao longo das suas ações, a Ordem gaúcha vem reafirmando o seu posicionamento atento e atuante, no que diz respeito aos desafios impostos pela transição para a Justiça Digital. Nesse contexto, no dia 19 de maio, a partir das 19h, será realizado o evento "Os desafios da Justiça Digital”. Em formato de webinar, o público poderá acompanhar a transmissão via plataforma Zoom e, também, pelo canal da OAB/RS no YouTube.

Clique aqui para se inscrever e garantir o seu certificado de participação.

Para o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, a ocasião será uma oportunidade de agregar conhecimento e construir reflexões acerca dos rumos da Justiça Digital, tendo em vista a complexidade da matéria. “Está sendo organizado um evento com conteúdo de muita qualidade e consistência para que a ‘travessia’ dos mais de 80 mil advogados e advogadas para a Justiça Digital seja feita com segurança e qualidade. Os recentes acontecimentos relacionados à segurança nos sistemas digitais acendem o alerta de que é preciso estarmos atentos e construirmos soluções céleres para os desafios que se apresentam”, pontuou.

A programação será constituída por uma rodada de discussões com autoridades dos Poderes Judiciário e Executivo, além de professores, responsáveis pela área de inovação, possibilitando um espaço de troca de experiências e delimitação dos próximos passos para o avanço da matéria: “A mudança para a Justiça Digital já vinha acontecendo e, com a pandemia, foi acelerada, bem como os desafios evidenciados nesse contexto. É uma passagem prioritária, diante das circunstâncias do nosso sistema, e, portanto, se faz necessário debater qualificadamente com as autoridades que estão pensando e atuando para a efetivação adequada e segura desse processo”, salienta Fabiana Barth, secretária-geral adjunta da OAB/RS e coordenadora do evento.

De acordo com Juarez Freitas, membro da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB e presidente do Comitê de Advocacia Digital da OAB/RS, espera-se, com este evento, acentuar um diálogo permanente sobre uma inovação digital no contexto da Justiça. “Em clima de diálogo respeitoso entre advogados e magistrados, também serão discutidos os aspectos relacionados às medidas adequadas para a prevenção contra ataques cibernéticos, bem como o desenho de um possível plano de capacitação para enfrentar novos temas que implicarão o avanço potencial da Justiça Digital, como o prova digital e o uso adequado e transparente da Inteligência Artificial”, ressaltou.

Palestrantes convidados:

Ricardo Breier (Presidente da OAB/RS);
Fabiana Azevedo da Cunha Barth (Secretária-geral adjunta da OAB/RS. Procuradora do Estado do RS);
Juarez Freitas (Advogado, Consultor, Parecerista e Árbitro. PhD em Direito);
Desa. Luciane Amaral Corrêa Münch (Corregedora Regional do TRF4);
Desa.Tânia Regina Silva Reckziegel (Conselheira do Conselho Nacional de Justiça) Desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região);
Desa. Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak (Corregedora-Geral da Justiça do TJRS);
Luís Lamb, Secretário Estadual de Inovação do Estado do RS;
Juíza Federal Daniela Tocchetto Cavalheiro (Coordenadora do iNOVATCHÊ)

 

 

JORNAL DA ORDEM
RSS Spotify YouTube Flickr Istagram Facebook Twitter
Versão Desktop