Página inicial
CAA/RS | ESA | OAB Prev
05.05.21  |  13h33

Série de lives da CEIR narra trajetórias da advocacia negra


Compartilhar

Nos meses de março, abril, maio e junho, a Comissão Especial da Igualdade Racial da OAB/RS (CEIR) vai promover encontros para ressaltar as lutas de advogados negros e advogadas negras. “Trajetórias da Advocacia Negra” será uma série de lives no Instagram da comissão, que você pode acessar clicando aqui.

O próximo encontro ocorrerá no dia 16/06, às 19h, e terá como convidados os membros da CEIR, o advogado criminalista Diogo Rosa Souza; a advogada Ana Paula Moraes; e a especialista em Direito Acidentário Laura Xavier da Costa Brewster. A medição será da membra da CEIR Muriel Benites.

Em cada edição, participantes compartilharão suas trajetórias profissionais. A presidente da comissão, Karla Meura, explica que o objetivo é o de demonstrar a presença da advocacia negra, marcando a representatividade da população negra no Direito e sua contribuição para a advocacia gaúcha. “Entendemos que, através desses exemplos, podemos tornar mais visíveis, dentro da advocacia, as histórias e as dificuldades que estes profissionais tiveram no começo de suas carreiras. Dificuldades estas que podem ser econômicas, mas também, notadamente, se referem às relações raciais nos espaços que compõem o sistema de Justiça”, pontua.

Ela reforça que narrar essas trajetórias é uma maneira de mostrar que a advocacia negra está presente no mercado de trabalho e que pode atuar nas carreiras do Direito. “Desta maneira, além de marcar espaço, acredito que estas histórias podem servir de inspiração para que profissionais negros e negras comecem a dar seus primeiros passos na advocacia”, finaliza ela.

Em dezembro de 2020, a CEIR, em parceria com a Escola Superior da Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), publicou o e-book “Trajetórias da Advocacia Negra”. Na obra, foi aberto um espaço para que advogados negros e advogadas negras compartilhassem suas trajetórias profissionais com a advocacia gaúcha.

 

 

JORNAL DA ORDEM
RSS Spotify YouTube Flickr Istagram Facebook Twitter
Versão Desktop