Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
spotfy
RSS
NOTÍCIAS

11.08.12  |  08h43   

Artigo do presidente da OAB/RS: Dia do Advogado

O artigo "Dia do Advogado", de autoria do presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia foi publicado na edição deste sábado do jornal Correio do Povo.

Dia do Advogado
Claudio Lamachia, Advogado e presidente da OAB/RS

Hoje, 11 de agosto, data máxima da advocacia, é um dia especial. É quando lembramos sobre a atuação deste profissional indispensável à administração da Justiça, e deve servir para reflexão de todos.

O ofício de quem representa o cidadão na busca dos direitos - e de valores tão caros como a liberdade, a honra, o patrimônio e até mesmo a própria vida - constitui-se em um dos pilares da democracia. É necessário, portanto, que todos - não apenas os advogados, mas toda a sociedade - comemoremos. Embora se saiba que o caminho até a efetivação da justiça apresente dificuldades, é fundamental lembrar a importância do exercício da advocacia no processo de construção de um Brasil mais justo.

A consolidação do tão sonhado Estado Democrático de Direito - ainda que recente em nosso país - foi conquistada com participação decisiva de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil. Faz parte da gênese dessa instituição, além da fiscalização do exercício profissional e da defesa intransigente das prerrogativas da profissão, zelar pelos interesses da sociedade, tal qual o advogado faz diante do constituinte que representa.

É por isso que a OAB/RS envolve-se em questões tão diversas como a saúde pública, a defesa dos direitos dos consumidores, a busca de soluções para o caos penitenciário e tantas outras. É obrigação da advocacia promover a busca incessante da justiça não apenas no campo processual, como também no social. O compromisso com tais lutas é permanente e definitivo.

Neste 11 de agosto, além de celebrar, é momento também de reconhecer a inestimável contribuição desses profissionais às nações gaúcha e brasileira. A luta pela valorização da advocacia, entretanto, é desafio que não se encerra, podendo e devendo ser estimulada constantemente, haja vista a responsabilidade inerente ao trabalho do advogado.

Determinação, ética, garra e esforço são palavras que descrevem com precisão a atuação e a postura do advogado no exercício de sua função, verdadeiro múnus público. Por outro lado, o exercício da advocacia é recompensador como poucos. A abnegação com relação à vida profissional e a consequente dedicação aos processos, muitas vezes relegando a família a segundo plano, contrasta com as vitórias e a felicidade de ver a justiça restabelecida. Tais singularidades tornam a advocacia profissão tanto árdua quanto prazerosa.

Parabéns a todos! Vamos comemorar com muito orgulho este Dia do Advogado!

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
spotfy
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2019 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize