Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
spotfy
RSS
NOTÍCIAS

29.08.12  |  22h03   

CNMP aprova resolução que assegura prerrogativa da advocacia

Medida assegura o direito de o advogado ser recebido por promotores de Justiça, procuradores de Justiça e procuradores da República, "independente de horário previamente marcado ou outra condição", observando-se apenas a hora de chegada.

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aprovou, nesta terça-feira (28), por unanimidade, resolução assegurando o direito de o advogado ser recebido por promotores de Justiça, procuradores de Justiça e procuradores da República, "independente de horário previamente marcado ou outra condição", observando-se apenas a hora de chegada.

O secretário-geral da OAB Nacional, Marcus Vinicius Coêlho, representando o presidente da entidade, Ophir Cavalcante, na sessão do CNMP, ressaltou a importância do respeito às prerrogativas do advogado, como o direito de ser recebido em audiência por autoridades públicas. "O advogado é essencial ao devido processo legal, ao julgamento justo, à prevalência dos direitos do cidadão e, portanto, à preservação do Estado Democrático de Direito, afirmou Marcus Vinicius durante a sessão.

A proposta de resolução aprovada foi apresentada pelo conselheiro Fabiano Silveira, representante do Senado Federal no CNMP. Ela estabelece que o advogado só não será recebido imediatamente se houver um motivo justificado, como o fato do membro do Ministério Público se encontrar em audiência judicial. Nessa hipótese, a resolução determina que seja agendado "dia e hora para o atendimento, com a necessária brevidade".

A medida aprovada determina ainda que, em casos urgentes, "com evidente risco de perecimento de direito", o atendimento fica garantido, inclusive em regime de plantão, caso necessário. De acordo com o regimento interno do CNMP, o membro do Ministério Público que descumprir uma resolução do órgão pode sofrer uma representação disciplinar por conduta incompatível. 

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
spotfy
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2019 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize