Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
spotfy
RSS
NOTÍCIAS

03.08.20  |  14h13   

Advocacia e autoritarismo na história constitucional brasileira é tema de evento da CEC

ADVOCACIA E AUTORISTARIMO NA HISTÓRIA CONSTITUCIONAL BRASILEIRA

Uma reflexão sobre o protagonismo da advocacia na Assembleia Constituinte de 1988, assim como as limitações do seu exercício em movimentos autoritários do século XX irão pautar as discussões da Comissão de Estudos Constitucionais (CEC) no Mês da Advocacia. Nos dias 27 e 28 de agosto, a partir das 9h30min, especialistas em direito constitucional se debruçarão sobre a análise de períodos históricos do Brasil.

O evento faz parte do projeto “Cultura Jurídica e História Constitucional” da CEC. A iniciativa, pensada de forma conjunta com a presidência da OAB/RS, tem o propósito de abordar conceitos tradicionais do direito constitucional e da ciência política, sem entrar em análises conjunturais de momento ou de governos em curso, mas focando em questões centrais dos conceitos debatidos.

O presidente da CEC, Anderson Vichinkeski Teixeira, destaca que a advocacia tem um papel de protagonista em democracias, pois é, na sua essência, uma instituição liberal, democrática e plural: “Liberal porque, antes de tudo, tem o indivíduo como preocupação central. A atuação advocatícia, em grande medida, ocorre em defesa dos interesses e direitos de indivíduos; democrática, porque sem livre acesso ao espaço público não há espaço para o livre exercício da advocacia; plural, porque ela trabalha com um mundo plural, composto por grupos sociais cada vez mais diferentes e antagônicos. Nesse sentido, o exercício da advocacia, quando pensado a partir dos grupos sociais, centra-se muito na proteção das diferenças e da composição dos antagonismos”, frisou.

Teixeira explica, ainda, que a intenção é a de levar ao público geral, não apenas acadêmico, um debate centrado no campo de ideias acerca da importância da Constituição de 1988 como antídoto para toda forma de autoritarismo. “Os sistemas autoritários são, em qualquer espécie, óbices diretos ao exercício da advocacia. A democracia é um pressuposto para o exercício pleno da advocacia”, afirmou. 

Para se inscrever e garantir seu certificado, clique aqui.

Mês da Advocacia         

Capacitações, cursos, debates, eventos e palestras são algumas das diversas opções da programação do Mês do Advogado, que ocorre no mês de agosto de forma completamente virtual. O Mês do Advocacia é promovido pela Ordem gaúcha, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), a Escola Superior de Advocacia (ESA) e as diversas Comissões da OAB/RS.

Acesse aqui a página para saber quais eventos estão acontecendo nesta semana.

Acesse e se inscreva em nosso canal no YouTube para acompanhar todos os eventos ao vivo!

Redes Sociais

Acompanhe a cobertura da programação do Mês da Advocacia também pelas nossas redes sociais.

Participe, tire suas fotos e compartilhe no InstagramTwitter e Facebook com a hashtag #MesDaAdvocaciaOnline 

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
spotfy
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2021 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize