Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
spotfy
RSS
NOTÍCIAS

02.09.19  |  19h38   

Aniversário ESA/RS: evento no dia 10 comemora os 34 anos da Escola

Esa34anos

Há exatos 34 anos, surgia a primeira escola entre as seccionais da OAB com o objetivo de capacitar advogados e advogadas: a Escola Superior de Advocacia da Ordem Gaúcha (ESA/RS). Com mais de 70 mil pessoas participantes das atividades da Escola e mais de 125 cursos de aperfeiçoamento realizados neste primeiro semestre de 2019, a ESA/RS tem muitas razões para comemorar e diversos projetos pela frente.

Atualmente, a Escola conta com projetos como: Capacitação para a Jovem Advocacia, que auxilia os jovens advogados e as advogadas a tirar dúvidas que surgem no início da profissão; Projeto ESA Cultural, voltado a valorizar as produções culturais, como lançamentos de livros e/ou poemas; o Júri Simulado para os estudantes de Direito; e o Projeto Pescar, que acolhe jovens em situação de vulnerabilidade social e promove capacitação para o ingresso no mercado de trabalho.

Para o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, é de suma importância a atuação da ESA/RS para a qualificação da advocacia gaúcha. “Graças a nossa escola que muitos advogados e advogadas ampliaram seus conhecimentos em diversas áreas do Direito, bem como em outros cursos, como o de idiomas. Temos orgulho de contar com o trabalho da ESA para a advocacia gaúcha e comemoramos juntos este aniversário”, asseverou.

A diretora-geral, Rosângela Herzer dos Santos, destacou a satisfação e alegria por participar da comemoração aos 34 anos da Escola. “É um momento de comemoração para nós. Somos a primeira ESA do Brasil, e tudo que alcançamos é resultado de muito trabalho e empenho para contribuir com a educação da advocacia gaúcha. Tudo é resultado da união de mentes focadas no crescimento da escola”, disse Santos.

Atualmente, a ESA/RS está localizada no OAB/RS Cubo e conta com: corpo docente qualificado, materiais de qualidade, uma biblioteca com mais de 10 mil livros, salas de aula e um auditório amplo.

O início

A ESA/RS nasceu no momento em que a democracia e a liberdade eram redescobertas: em 1985, ano em que o Brasil se preparava para elaborar um novo texto constitucional. Foi neste período, por iniciativa da OAB/RS, que a ESA/RS foi criada para centralizar e coordenar, na condição de Departamento Cultural do Conselho Seccional, as atividades culturais da entidade. Tudo isso através da realização de cursos e de diversas atividades que focassem na elevação do nível cultural da advocacia gaúcha.

A ESA/RS é pioneira, não só apenas por ser a primeira Escola Superior de Advocacia entre as seccionais da OAB, mas também por ter sido a primeira a ser liderada por uma mulher. Ellen Gracie Northfleet dirigiu a Escola de 1986 até 1987 e, atualmente, é ex-ministra do Superior Tribunal Federal (STF).

O evento da comemoração de aniversário da ESA/RS acontece no dia 10 de setembro, é gratuito e as inscrições de participação podem ser feitas pelo portaldoaluno.oabrs.org.br.

PROGRAMAÇÃO

18h Recepção

18h30 Palestra com convidada especial

Lya Luft – escritora

19h30 Prêmio Mestre Jurídico Orlando de Assis Corrêa

Homenageados:

Alexandre Lima Wunderlich

Claudia Lima Marques

Cléa Anna Maria Carpi da Rocha

Marcelo Machado Bertoluci

Maria Helena Camargo Dornelles

Miguel Antônio Silveira Ramos

20h30 Show e coquetel

Sarau Benção Poetinha

Anaadi / Deborah Finocchiaro / Pablo Trindade

 

 

 

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
spotfy
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2019 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize