Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
spotfy
RSS
NOTÍCIAS

07.10.19  |  16h08   

Campanha da OAB/RS ajuda a impulsionar crescimento no número de votantes na eleição do Conselho Tutelar

BannerSite-Conselho~

A eleição para indicar os 2.630 representantes dos 526 Conselhos Tutelares espalhados nos municípios do Estado movimentou dezenas de milhares de gaúchos. Mesmo com a chuva em diversas regiões, os eleitores exerceram seu direito ao voto.

Em diversos municípios, houve grande aumento na participação dos votantes. Em Porto Alegre, foram 43.754 mil eleitores que participaram. O número é quase o triplo do registrado nas últimas eleições, em 2015, quando cerca de 16 mil eleitores votaram. Em São Leopoldo, foram cerca de 13 mil eleitores, numa das mais expressivas votações no Estado.

Os números oficiais de eleitores que foram às urnas eletrônicas em todo o Rio Grande do Sul ainda não foram confirmados.

A mobilização de tantos gaúchos para a eleição deste domingo contou com um grande reforço: o trabalho da OAB/RS. Através da campanha “Vote Consciente – Conselho Tutelar | O cuidado com nossas crianças está em suas mãos”, a Ordem gaúcha cumpriu com um papel de levar informação ao cidadão, tirar dúvidas, prestar esclarecimentos e exercer a função de reforçar a cidadania. “Avaliamos de forma positiva o engajamento da OAB/RS. Tivemos muitas consultas e conseguimos levar informação até para quem desconhecia a função do Conselho Tutelar. Nossa campanha se mostrou válida e acertada”, destacou o presidente da OAB gaúcha, Ricardo Breier.

Entre as ações criadas pela OAB/RS, está o hotsite da campanha – https://www.oabrs.org.br/voteconsciente/. O portal teve milhares de acessos desde que foi disponibilizado, fazendo com que os eleitores pudessem se aproximar da importância do tema. “Temos de referir o papel da imprensa, que foi parceira em diversos momentos. Conseguimos participar de diversos programas em diferentes plataformas, fortalecendo a pauta e mostrando ao cidadão a relevância da comunidade participar do pleito”, destaca Breier.

O presidente da Ordem gaúcha também elogia o engajamento de diferentes comissões da OAB/RS, que se uniram nesta caminhada de fortalecimento da cidadania. “A entidade que representa a advocacia no Rio Grande do Sul cumpriu com êxito seu papel. Deixo aqui meu agradecimento a todos os colegas que aceitaram o desafio e se envolveram com a divulgação da campanha”, finaliza.

Dentro de uma tranquilidade na maioria das cidades, as eleições tiveram irregularidades em pelo menos duas cidades gaúchas. Segundo o Ministério Público (MP), em Porto Alegre e em São Leopoldo – as duas cidades que mais tiveram votos computados – foram denunciados casos de transporte de eleitores, campanha de boca de urna e ausência de mesários.

Texto: Martin Behrend
Arte: Caroline Leal
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287-1821/1867

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
spotfy
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2019 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize