Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
spotfy
RSS
NOTÍCIAS

24.07.20  |  13h14   

CEJ, em parceria com ESA/RS, promove evento Melhores Práticas da Educação Jurídica Gaúcha e lançamento do E-book Educação Jurídica

FLAYER_EVENTO 01

As consequências da pandemia da COVID-19 sobre a Educação Jurídica têm sido avaliadas pela Comissão de Educação Jurídica OAB/RS (CEJ). Preocupada com a qualidade da formação jurídica e somando-se aos eventos comemorativos do Mês da Advocacia, a CEJ e a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) promoverão, nos dias 10 e 11 de agosto, o evento online: Melhores Práticas da Educação Jurídica Gaúcha, cuja proposta é a de reunir e compartilhar experiências exitosas, além de proporcionar interação entre Coordenadores de curso, Coordenadores de Núcleo de Prática Jurídica, Docentes e demais interessados pelo tema. As inscrições para participar do evento podem ser feitas pelo portaldoaluno.oabrs.org.br.

Durante o evento, ocorrerá o lançamento do E-Book “Educação Jurídica”, organizado pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier; pelo presidente da CEJ, Matheus Ayres Torres; pela diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos; e pelo diretor da Revista Eletrônica da ESA/RS, Alexandre Petry.

Habituados ao ensino presencial, os cursos de Direito viram-se obrigados a inserirem-se nas plataformas virtuais, para que a educação passe a ocorrer de forma intermediada pela tecnologia. Tendo ocorrido de forma emergencial, muitas práticas não puderam passar por um planejamento, sendo este simultâneo à sua execução. Inspirados pelas boas práticas, que têm possibilitado que a Educação Jurídica siga suas atividades, mesmo com a observância do isolamento social. O evento será constituído de seis mesas temáticas, que receberão inscrições de interessados em dividir suas experiências de sucesso ou propostas a serem colocadas em debate.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, ressalta a importância da qualidade da educação jurídica e a atenção que a Ordem gaúcha tem com esta etapa tão importante na vida dos futuros operadores do Direito: "Através do importante trabalho realizado pela nossa Comissão de Educação Jurídica, fiscalizamos o ensino jurídico, a fim de que nossos futuros colegas possam ter um ensino de qualidade. O lançamento do E-book de Educação Jurídica é uma relevante contribuição, que servirá de apoio a esta área que necessita de cuidado e atenção redobrada, pois se trata da base do primeiro contato dos futuros advogados e das futuras advogadas com a nossa profissão que, desde o início, deve ser dedicada ao estudo e constante aperfeiçoamento", asseverou.

A diretora-geral da OAB/RS, Rosângela Herzer dos Santos, destacou o papel da Escola na qualificação da advocacia: "A nossa Escola tem a importante missão de levar à advocacia qualificação de qualidade atualizada nas diversas áreas do Direito. A diretoria da ESA/RS está sempre em busca de formas de melhorar nossos cursos, nossas palestras e também se preocupa com o ensino jurídico. Nós sabemos o quanto é indispensável ter um olhar atento à nossa profissão, no que diz respeito ao nosso estudo, à nossa qualificação, para que sejamos profissionais capacitados para os desafios do nosso dia a dia".

O presidente da CEJ, Matheus Ayres Torres, ressalta: "Os cursos de Direito, professores e alunos, de um dia para o outro, foram obrigados a inserir-se nas plataformas virtuais de modo emergencial, e muitas práticas não puderam passar por um planejamento. A Comissão de Educação Jurídica da OAB/RS, no momento em que a tecnologia bate à porta de toda atividade ligada à educação, tem o dever de oferecer aos docentes, discentes e às instituições algumas possibilidades de adaptação e aproveitamento desse período".

Torres, ainda a respeito do lançamento do E-book Educação Jurídica: "O e-book de Educação Jurídica é uma realização da CEJ-OAB/RS em parceria com a ESA, todavia devemos cumprimentar e festejar, em especial, os grandes responsáveis pelo livro, que são os autores dos artigos selecionados".

PARA INSCREVER SUA FALA NO EVENTO MELHORES PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO JURÍDICA:

Os interessados (as) em participar do evento e também terem suas falas inscritas, devem fazer sua inscrição no Portal do Aluno e observar o edital anexado. Os resumos deverão ser enviados, junto ao termo de autorização de publicação que consta no final do texto, para o e-mail melhorespraticas@oabrs.org.br.

As inscrições podem ser submetidas às seguintes mesas previstas para os seguintes dias e turnos:

10 de agosto de 2020 (segunda-feira), das 9h às 12h
Mesa redonda 1) Métodos de Aprendizagem Remota
Mesa redonda 2) Avaliações na Aprendizagem Remota

11 de agosto de 2020 (terça-feira), das 9h às 12h
Mesa redonda 3: Prática Jurídica em Tempos de Pandemia
Mesa redonda 4: Atenção às pessoas com deficiência no ensino remoto; engajamento de discentes em atividades remotas

11 de agosto de 2020 (terça-feira), das 14h às 17h
Mesa redonda 5: Impactos econômicos e gestão em tempos de pandemia; EAD100, perspectivas regulatórias
Mesa redonda 6: Preparativos para o ENADE e OAB


Os resumos selecionados, então, serão apresentados pelos(as) autores(as) nas mesas temáticas do evento virtual “Melhores Práticas da Educação Jurídica Gaúcha”, objetivando promover a reflexão e a divulgação das práticas metodológicas inovadoras utilizadas neste período de suspensão das atividades presenciais.

As inscrições serão recebidas até a segunda-feira (03/08/2020), e a divulgação dos selecionados ocorrerá na sexta-feira (07/08/2020).


Texto: Niége Moreira
Arte: Carlos Pivetta
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821

Veja o arquivo anexo
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
spotfy
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2020 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize