Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
spotfy
RSS
NOTÍCIAS

12.02.21  |  17h48   

Em parceria inédita, ESA/RS e Terceiro Andar promovem, em março, Curso de Aperfeiçoamento

Feminismo para todas  banner

A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) vai inaugurar, em março, uma parceria com a Terceiro Andar, uma plataforma de assessoramento para graduação e pós-graduação e de capacitação em ensino, através do Curso de Aperfeiçoamento “O Feminismo é para todas”. 

O curso se destina às pessoas envolvidas com o sistema de justiça que atuam nas mais diversas áreas, buscando ampliar a compreensão sobre lutas feministas, gênero e suas implicações no campo do Direito. A capacitação visa a promover a discussão crítica a partir das expressões feministas relacionadas com as desigualdades sociais marcadas especificamente pelo viés de gênero, raça e classe social. 

Serão 6 encontros, nas segundas e quintas-feiras, no formato on-line, com transmissão ao vivo pelo Portal do Aluno da ESA/RS. Clique aqui para se inscrever.

A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, destaca a parceria inédita entre a Escola e a Terceiro Andar: “Este é o primeiro Curso desta cooperação, que busca trazer um tema importante, debatendo conceitos, teorias, privilégios sociais, sistema de justiça e vulnerabilidades, visando ao aperfeiçoamento de toda a categoria acerca do feminismo”. 

A diretora de cursos permanentes, Fernanda Correa Osorio, ressalta, além da parceria entre as instituições, a importância do curso que foi cuidadosamente planejado: “O Curso de Aperfeiçoamento sobre feminismos se destina às pessoas envolvidas com o sistema de justiça, que atuam nas mais diversas áreas, buscando a ampliar a compreensão sobre lutas feministas, gênero e suas implicações no campo do Direito”.

O curso foi organizado pela Diretora Acadêmica da Terceiro Andar, Fernanda Martins, que é graduada em Direito, História, Mestre em Teoria, Filosofia e História do Direito e Doutora em Ciências Criminais, além de ser organizadora da coleção “Estudos feministas por um direito menos machista” (Vols. I, II, III, IV e V). 

Fernanda salienta que tratar, em uma capacitação, sobre feminismo tem uma importância ímpar no contexto atual: “Conseguimos perceber uma presença cada vez maior de expressões feministas e de reivindicações sociais, como lutas antirracistas, de gênero e sexualidade, as quais têm demandado de cada um nós adaptação a esse cenário. E para isso é mais do que urgente que saibamos o que significam esses vocabulários, que representam um arsenal de estratégias políticas, de referencial teórico e de demandas por direitos”. 

A organizadora encerra dizendo ainda que: “O curso, portanto, vem, não só desmitificar questões próprias das práticas feministas, buscando demonstrar que de fato elas são para todas as pessoas – pois contribuem para um mundo mais equânime, intensificam dinâmicas que melhoram economicamente condições de vida de forma ampla e colaboram para um reajuste social que propõe uma vida digna a todos –, mas também se busca demonstrar a relevância desse debate no interior do Direito e das práticas de Justiça”.

Inscrições
O investimento para efetuar a inscrição é de R$ 180,00 reais, valor que pode ser parcelado em até 12x pelo PagSeguro. Será fornecido um certificado pela ESA/RS e da Terceiro Andar de 15 horas-aula.

Cronograma
15 de março – Aula Inaugural 
Quem nós somos na luta pela erradicação da violência de gênero?!
Prof.ª Dr.ª Fernanda Martins

18 de março – Aula 01 – Feminismo e Lutas de Mulheres
Conceitos “feministas” e as lutas históricas por direitos de mulheres.
Prof.ª MsC.ª Joanna Burigo.

22 de março – Aula 02 – Afinal, o que é gênero?
Interpretações e discussões relacionadas ao conceito de “gênero”.
Prof.ª MsC.ª Joanna Burigo.

25 de março – Aula 03 – Interseccionalidade
Recortes estruturais de análise da realidade através do conceito de “interseccionalidade”.
Prof.ª Dr.ª Allyne Andrade e Silva.

29 de março – Aula 04 – Privilégios e Branquitude
Privilégios e “branquitude” como categorias de interpretação social.
Prof.ª Dr.ª Lia Vainer Schucman

01 de abril – Aula 05 – O que isso tem a ver com o Direito?!
Gênero, classe e raça e o impacto no cotidiano jurídico.
Prof.ª Dr.ª Allyne Andrade e Silva.

Serviço
Curso de Aperfeiçoamento: O Feminismo é para Todas
Data: de 15/03 a 01/04
Horário: das 19h às 21h
Transmissão online via plataforma Zoom
Inscrições pelo Portal do Aluno, clique aqui.

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
spotfy
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2021 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize