Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
spotfy
RSS
NOTÍCIAS

03.06.20  |  14h24   

OAB/RS promove mutirão com funcionários para digitalização de processos

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

Foto: Niége Moreira - OAB/RS

No início desta semana, a OAB/RS instaurou um mutirão para acelerar a digitalização dos processos da Ordem gaúcha. Com um grupo de colaboradores da Ordem gaúcha, o trabalho de passar os processos do meio físico para o digital está sendo feito, seguindo todos os protocolos de saúde e higienização. O grupo foi dividido por equipes, englobando cada etapa para a digitalização.

Como os processos correm em segredo de justiça, o manuseio é feito com cautela. A iniciativa está sendo realizada na sede na seccional, onde antes aconteciam as sessões do Conselho Pleno, que neste momento estão sendo feitas de forma completamente virtual. O trabalho, coordenado pelo setor de Tecnologia da Informação (TI), em parceria com o Tribunal de Ética e Disciplina (TED), passa por três etapas estruturais até sua conclusão.

Primeiro, os colaboradores higienizam o processo, retirando grampos e clips de todas as folhas e anexos, na sequência, o documento é digitalizado e então vai para uma revisão final, então o material escaneado é comparado, passo a passo, com o original.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier esteve presente ao mutirão para ressaltar a importância do trabalho e agradecer pessoalmente pelo empenho de todos os colaboradores da Ordem. “Uma das metas de nossa gestão é ter a Ordem completamente virtual até 2021. O auxílio que o meio digital tem prestado a todos, e destaca o trabalho da Ordem gaúcha, no intuito de trazer para a advocacia opções que também contribuam com seu cotidiano”, disse o dirigente.

"A Ordem gaúcha está buscando trazer mais celeridade para as formas de atender à advocacia neste momento. A pandemia, que exigiu o distanciamento social, mostrou o quanto a tecnologia economiza o nosso tempo. Trabalhamos para levar para cada advogada e cada advogado mais métodos e opções para facilitar o dia a dia de nossa profissão".

O tesoureiro da OAB/RS, André Luis Sonntag ressaltou que se trata de dar continuidade a um processo que vinha acontecendo: "Começamos isso há mais ou menos um ano, junto à gerente da TI, Márcia Pedrini. Fizemos um cronograma e então começamos pela CSI. Fizemos a avaliação de vários processos eletrônicos e acabamos optando pelo SEI Julgar, que vai ser o carro chefe do processo eletrônico dentro da seccional. O SEI julgar começou a ser customizado, e, a partir dessa customização, o implantamos na CSI".

Sonntag também destacou que paralelamente foi estruturado e divulgado o Portal da Advocacia, possibilitando que o advogado não precise mais ir à Ordem, especificamente, para fazer o requerimento de inscrição, podendo fazer via site e depois apenas referendar os documentos. "Esse processo começou com a CSI e agora está evoluindo para outros setores da casa. Com a chegada da pandemia, optamos por acelerar a virtualização dos processos da Ordem. Primeiramente, estamos tratando de uma cópia digital do processo para ficar anexado a um processo eletrônico do SEI, cuja primeira parte será digital e, a partir disso, referendado pelo próprio TED, passa a ser eletrônico. Estamos dando um grande passo para a OAB/RS e para todos o sistema OAB, para que possa fluir e dar mais celeridade a todos os processos da casa, especificamente os processos que são éticos e disciplinares e que tramitam aqui dentro e que vão para o órgão especial e conselho pleno, então queremos cumprir o que mais exigimos da justiça, que é a celeridade".

Fotos e texto: Lucas Pfeuffer e Niége Moreira
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
spotfy
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2021 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize