Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
spotfy
RSS
NOTÍCIAS

09.10.20  |  12h43   

Projeto Sexta Acessível vai debater educação e acessibilidade em outubro

Arte: Filipe Rossau - OAB/RS

Inclusão na Educação

Com o intuito de promover o debate sobre educação, a Comissão Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDPD) criou o projeto Sexta Acessível. Todas as sextas de outubro serão dedicadas a discussões envolvendo a temática da educação com enfoque na acessibilidade de crianças e adolescentes. As lives terão transmissão na página da comissão no Facebook sempre às 18h.

O responsável pelo projeto e vice-presidente da CEDPD, Francisco Telles, destaca que a iniciativa dialoga com o momento atual: “Outubro é o mês das crianças e nada mais justo do que nos debruçarmos sobre a questão da educação neste momento de grande impasse sobre o modelo de ensino que surgirá da pandemia. Queremos trazer discussões sob o enfoque da acessibilidade, sempre com vistas a garantir a plena e efetiva participação social das crianças e adolescentes com deficiência”, explica.

Segundo Telles, nos últimos anos tem se observado uma crescente inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, de acordo com a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, vigente no Brasil desde 2008, bem como com a Lei Brasileira de Inclusão, de 2015. “Precisamos evitar retrocessos, como a segregação de alunos com deficiência em escolas especiais, o que acaba por invisibilizá-los, trazendo prejuízos a todos, pois o convívio harmônico com a diferença enriquece e deve ser cultivado desde cedo”, defende.

Dentro do tema amplo da educação, a CEDPD pretende abordar a temática de forma completa, desde a necessidade da capacitação de profissionais para o atendimento de alunos com deficiência que precisam de acompanhamento, passando por uma maior popularização da língua brasileira de sinais – LIBRAS, até chegar na nova Política Nacional de Educação Especial, lançada recentemente pelo Ministério da Educação. 

Primeira live: 09/10 às 18h:

“Inclusão na Educação”

Nívea Silveira – advogada, membro da CEDPD

Lisianne Cabral de Melo – advogada, membro da CEDPD

Caroline Carminatti Scussiatto – fonoaudióloga; mestre em Educação com ênfase em Educação na Perspectiva da Inclusão; especialista em Fonoaudiologia Educacional, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Surdez.

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
spotfy
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2020 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize