Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
spotfy
RSS
NOTÍCIAS

07.08.20  |  20h16   

V Conferência Estadual da Mulher encerra debatendo sobre tecnologia

4

No terceiro e último dia (06), a V Conferência Estadual da Mulher Advogada trouxe o painel “Empreendedorismo jurídico, carreiras e tecnologia”, assunto tão importante e necessário a atuais para os profissionais da advocacia, ainda foi possível acompanhar as presidentes da Comissão da Mulher Advogada (CMA) dos estados do Rio Grande do Sul Santa Catarina e Paraná puderam falar sobre a atuação comissões, seus desafios e perspectivas, e para finalizar o evento foram apresentados as principais atividades desenvolvidas pelos Grupos de Trabalho da CMA/RS, também ocorreu a leitura e aprovação da Carta da Conferência.

A abertura do primeiro painel foi realizado pelo presidente do Instituto da Transformação Digital, Paulo Kendzerski que falou sobre as competências exigidas para a advocacia do futuro. Paulo apresentou a frase de Alvin Toffler que fala que o analfabeto do século XXI será aquele que não souber aprender, desaprender e reaprender e salientou que hoje na advocacia não é diferente. “Nós profissionais precisamos primeiramente nos reinventar, atuar como um advogado digital e entender que as ferramentas são um complemento, mas se a nossa competência não for explorada, talvez daqui a pouco tempo, esse profissional vai deixar de ter o seu espaço”, ressaltou.

Após o tema “Tecnologia, Inovação e Processo Eletrônico na Advocacia” foi apresentado pelo presidente da Comissão de Direito da Tecnologia e Inovação da OAB/RS, Filipe Pereira Mallmann que destacou que até pouco tempo atrás os profissionais do direito usavam o computador como uma máquina de escrever: “Nós utilizávamos apenas o editor de texto e com a implantação do processo eletrônico a advocacia percebeu a tecnologia, pudemos entender que as nossas ferramentas de trabalho elas mudaram, elas se ampliaram e hoje o processo eletrônico já é uma questão vencida para a advocacia”. 

O painel “Empreendedorismo jurídico, carreiras e tecnologia” ainda contou com as palestras “Coletiva Abayomi Juristas Negras: Um case de sucesso fortalecendo o empreendedorismo de impacto social”, com a presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/PE, Manoela Alves dos Santos; “A Pesquisa Científica no Campo do Direito”, com a diretora de cursos permanentes da ESA/RS, Fernanda Correa Osorio; “Desafios da Mulher Advogada Líder e Empreendedora”, com a conselheira federal, Beatriz Maria Luchese Peruffo e finalizando o painel com o tema “Publicidade e Pandemia”, com a conselheira federal pela OAB-RS, Greice Fonseca Stocker.

A presidente da CMA/PR, Mariana Lopes da Silva Bonfim, abriu o painel  “presidentes de CMA’S da Região Sul - Atuação, desafios e Perspectivas” e buscou salientar também a importância da Comissão da Mulher Advogada. “A CMA busca estar sempre a frente do que acontece nas seccionais da OAB, e isso é muito importante, por isso, nós sabemos o peso e a responsabilidade de liderar uma comissão como essa”, enfatizou. 

Mariana apresentou ainda uma ação da comissão iniciada na última gestão e que mudou a seccional do PR: “A seccional deu posse a uma mulher representante de subseção na comissão estadual, e fez com que pudéssemos ter uma troca e conhecer as realidades de cada local, isso foi muito importante, para que realmente conhecêssemos a realidade de cada advogada no seu exercício profissional, e conseguíssemos entender todas as demandas, porque é muito diferente advogar na capital e advogar no interior”. 

A presidente da CMA/SC, Rejane Silva Sánchez, falou sobre as diversas atuações e ações realizadas pela comissão e salientou os desafios que são muitos. “A CMA ela tem um grande protagonismo na OAB de Santa Catarina, mas nosso grande desafio é atender todas as demandas relacionadas às mulheres, também aumentar as oportunidades para as mulheres, principalmente nos espaços de liderança, além de promover a interseccionalidade de uma forma mais profunda”, frisou.

Fechando o painel, a presidente da CMA da seccional gaúcha, Claudia Sobreiro enfatizou o trabalho pioneiro e união das Comissões da Mulher Advogada da Região Sul e chamou a atenção ainda para os problemas que as mulheres estão enfrente desde o ínicio da pandemia, com a virtualização das audiências, com o trabalho redobrado em casa, preocupações com os filhos. “O principal desafio hoje, é também agregar ao nosso trabalho tudo de novo que o isolamento social nos trouxe, porque o nosso trabalho do ano passado é totalmente distinto do nosso trabalho desse ano, então nós tivemos que nos reinventar de todas as formas, e nada será igual ao que já foi e é essa compreensão que todas nós precisamos ter”, declarou

No evento deste ano, diferentemente das outras edições, pela primeira vez foi apresentada a prestação de contas referente as demandas da conferência do ano anterior, após foi realizada a abertura da Carta da conferência Estadual da Mulher Advogada. Para encerrar o evento, a presidente da CMA/RS, Claudia Sobreira agradeceu a todos que puderam auxiliar para a realização da V Conferência Estadual da Mulher Advogada.

Assista a V Conferência Estadual da Mulher Advogada:

Clique aqui e assista o primeiro dia (04)

Clique aqui e assista o segundo dia (05)

Clique aqui e assista o terceiro dia (06)

 

Mês da Advocacia         

Capacitações, cursos, debates, eventos e palestras são algumas das diversas opções da programação do Mês do Advogado, que ocorre no mês de agosto de forma completamente virtual. O Mês do Advocacia é promovido pela Ordem gaúcha, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), a Escola Superior de Advocacia (ESA) e as diversas Comissões da OAB/RS.

Acesse aqui a página para saber quais eventos estão acontecendo nesta semana.

Acesse e se inscreva em nosso canal no YouTube para acompanhar todos os eventos ao vivo!

Redes Sociais

Acompanhe a cobertura da programação do Mês da Advocacia também pelas nossas redes sociais.

Participe, tire suas fotos e compartilhe no Instagram, Twitter e Facebook com a hashtag #MesDaAdvocaciaOnline  

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
spotfy
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2021 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize