Jornal da Ordem
Rádio OABRS
Twitter
Facebook
Instagram
Flickr
YouTube
spotfy
RSS
NOTÍCIAS

11.12.15  |  21h26   

Valorização do jovem advogado foi ampliada pela OAB/RS na gestão 2013/2015

unnamed (5)

Foram instaladas mais Comissões do Jovem Advogado no Interior e realizadas capacitações e encontros estaduais. “Objetivo é expandir a participação dos profissionais na entidade”, afirmou o presidente da CEJA, Matheus Torres.

“No início da gestão do presidente Marcelo Bertoluci, tínhamos três metas principais: aproximar o jovem advogado da OAB/RS; instalar o maior número possível de CEJAs nas subseções, incentivando o jovem advogado do Interior do Estado a participar da OAB; e auxiliar os profissionais em início de carreira, por meio de cursos práticos de capacitação à advocacia”, destacou o presidente da Comissão do Advogado (CEJA) da OAB/RS, Matheus Ayres Torres.

Em entrevista ao Jornal da Ordem, Torres realizou um balanço de ações no triênio 2013/2015, falando sobre os principais avanços para a advocacia jovem gaúcha. “Procuramos atender os anseios dos jovens advogados. Com o permanente apoio da diretoria da OAB/RS, acredito que saímos da gestão com saldo positivo”, ressaltou.

Gestão

“Não é fácil atender aos anseios da advocacia em início de carreira, pois sabemos de todas as dificuldades que envolvem o início de qualquer profissão. No entanto, na medida do possível, procuramos atender aos anseios dos jovens advogados”, disse Torres.

“A CEJA ficou muito feliz em ultrapassar os objetivos propostos durante a gestão Bertoluci. Hoje, a CEJA tem voz na cerimônia da entrega das carteiras para os advogados, nas quais todos são convidados para participar das reuniões e atividades, seja na seccional ou nas subseções”, conta.

A instalação de mais de 60 Comissões do Jovem Advogado no Interior do Estado, eventos como Grupos de Estudos e os Bate-Papos Jurídicos foram alguns dos destaques realizados pela CEJA nos últimos três anos. “É sempre muito importante que os jovens advogados possam contar com o órgão de classe ao qual está vinculado, especialmente no início da carreira”, declarou.

“O networking realizado nas atividades da Comissão é importante para quem está começando na profissão que tem por característica ser solitária. São incontáveis os exemplos de colegas que procuraram a CEJA e, hoje em dia, com ajuda e as luzes dos colegas que participam há mais tempo da comissão, conseguiram o seu lugar ao sol, evoluindo cada vez mais”, lembrou.

Avanços: encontros estaduais, capacitações e palestras

“Promovemos a terceira edição do Manual do Jovem Advogado, conseguimos importantes descontos na COOABCred-RS, em parceria com o Sicredi, realizamos cinco cursos de capacitação à advocacia presencial e via EAD, em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA)”, apontou o presidente da CEJA.

“Milhares de advogados puderam assistir a palestras totalmente gratuitas acerca de prerrogativas, tributação de escritório de advocacia, previdência do advogado, ética e publicidade na advocacia, postura do advogado em audiência e sustentação oral, gestão de escritório; e aos grupos de estudos nas mais variadas áreas do direito da seccional”, prosseguiu.

Torres ainda destacou a importância da realização dos três Encontros Estaduais do Jovem Advogado – em Santa Maria, em 2013, em Santa Cruz do Sul, em 2014, e Porto Alegre, em 2015 –, e também dos projetos sociais. “A parceria com a Júnior Achievement, na qual jovens advogados ministram aulas de ética em escolas públicas da Capital e na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), a parceria com o Observatório Social que é um instrumento de combate à fraude nas licitações públicas, os projetos sociais de arrecadação de roupas e donativos, os eventos sociais, com destaque para os festejos farroupilhas e festa junina em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), além de muitos outros projetos”, enfatizou.


Mais estrutura e melhorias

“A liberdade, cada vez maior, da diretoria da OAB/RS nos projetos da CEJA, além do apoio e participação dos conselheiros que compõem o Conselho Pleno da OAB/RS, sem dúvida foi algo fundamental para difundir a importância que o jovem advogado possui no órgão de classe”, explicou. “O que ainda podemos melhorar é que os jovens advogados, em que pese terem participado com afinco dessa gestão, no meu sentir, poderiam participar ainda mais, assim como algumas subseções do Interior do Estado ainda não vislumbraram que existe a necessidade de formação de novos líderes e que isso deve iniciar pela instalação da CEJA na subseção”, revelou.

Novas metas para nova gestão

“A semente plantada pelo então presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, em 2007, com a instalação da CEJA, cresceu na gestão Bertoluci e se transformou em uma árvore robusta e que rende muitos frutos até hoje”, explicou. “O que queremos para a nova gestão, liderada por Ricardo Breier, é que essa árvore siga sendo regada e que esses frutos sejam colhidos”, frisou Torres.

Para ele, dentre as principais metas para a gestão 2016/2018 está a maior abertura para participação dos jovens advogados nas demais Comissões da OAB/RS. “A normatização de uma tabela de honorários de diligências da OAB/RS. Nesse aspecto, tenho certeza de que a OAB/RS avançará. Nesses itens, a CEJA apresentará como ato final de gestão o relatório acerca da valorização da advocacia e do piso salarial, bem como o relatório sobre a tabela de honorários de diligências para que sejam debatidos no Conselho Pleno”, antecipou.

Participação na OAB/RS

“O meu convite é para que os jovens advogados participem da OAB/RS, da sua entidade de classe, da comissão que lhes representa. Todos são muito bem-vindos a participar da gestão 2016/2018”, convidou.

“Agradeço mais uma vez a todos os colegas membros da CEJA, da seccional e do interior do Estado que sempre colaboraram incansavelmente para que a CEJA, hoje, se tornasse uma referência no Brasil e até mesmo em outros países. E, para finalizar, trago o meu pensamento de que um advogado somente se torna completo ao participar do seu órgão de classe”, declarou.

Caroline Tatsch
Jornalista

REDES SOCIAIS E FEED
RSS
spotfy
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RECEBA INFORMAÇÕES
e-mail
Whatsapp
JORNAL DA ORDEM
Jornal da Ordem
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Rua Washington Luiz, 1110 - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS
© Copyright 2019 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize